Como você está gerenciando sua marca pessoal nas redes sociais?

No mundo cada vez mais digital, uma marca pessoal sólida não é opcional, mas o esperado

Responda rápido: quem é você nas redes sociais? Se fosse fazer uma apresentação de 30 segundos, como descreveria a sua marca pessoal?

E se vai responder que é determinada, criativa, inovadora e que adora desafios, desculpe-me pela franqueza, mas você é mais uma no oceano. São qualidades fundamentais, evidentemente.

Contudo, não funcionam para criar o seu diferencial ou te posicionar como referência ou autoridade nas redes sociais.

Aliás, entendo perfeitamente que muitas de nós temos dificuldade em gerenciar a marca pessoal (personal branding) por entender isso como autopromoção.

Uma marca pessoal sólida não é opcional, mas o esperado
Créditos: Unsplash
Uma marca pessoal sólida não é opcional, mas o esperado

Infelizmente, autopromoção é visto sob perspectiva negativa, como se fosse algo errado ou arrogante. Somos ensinadas a ser modestas em relação a nossas conquistas e aprendemos, ao longo da vida, a ser muito críticas com os nossos fracassos.

Como entramos no piloto automático e não desafiamos esse padrão de pensamento, ficamos no aguardo de que os outros reconheçam nossas habilidades.

Mas, pense comigo, se todas nós temos habilidades como seremos diferenciadas uma das outras? E é justamente aqui que precisamos alinhar nossos valores, propósito, no que acreditamos e como queremos ser reconhecidas para fortalecer a nossa marca pessoal.

E no mundo cada vez mais digital, uma marca pessoal sólida não é opcional, mas o esperado.

Então, após ler o artigo até aqui, você saberia como responder a primeira pergunta: quem é você nas redes sociais? E acrescento: como você está gerenciando sua marca pessoal nas redes sociais?

Saber promover suas qualidades e diferenciais é fundamental

Antes de mostrar algumas dicas interessantes para posicionar e gerenciar sua marca pessoal nas redes sociais, é preciso destacar que a questão de personal branding é importante não apenas para empreendedoras, mas também para quem trabalha ainda no corporativo.

Lembre-se sempre: marca pessoal é sobre dar às pessoas as palavras com as quais devem falar de você.

Se deseja, por exemplo, ser reconhecida como uma nutricionista que trabalha exclusivamente com dietas veganas mostre à sua persona como você faz isso bem. Se quer mostrar que sua missão é propor soluções inovadoras e disruptivas, deixe isso bem claro.

O primeiro passo para posicionar sua marca pessoal nas redes sociais é ressignificar o sentimento que você tem em relação a autopromoção. É preciso deixar esse calvário onde o sucesso não é bem visto.

Continue lendo aqui: Como você está gerenciando sua marca pessoal nas redes sociais?

Texto escrito por Cely Fraga e publicado no Superela

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3