Curso gratuito capacita jornalistas de todo o Brasil

Evento busca fomentar a regionalização e a diversidade de profissionais e temas na produção de conteúdo

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para a Jornada Galápagos de Jornalismo. Trata-se de um curso gratuito (inclui deslocamento e hospedagem) para universitários ou profissionais formados em qualquer área e que tenham talento para produzir conteúdo jornalístico em plataformas digitais (podcasts, vídeos e textos) oferecido pela nova empresa de mídia da jornalista Alecsandra Zapparoli, ex-publisher da Editora Abril.

Realizado em parceria com as maiores empresas de tecnologia, profissionais consagrados e novos nomes da comunicação, o treinamento é a primeira iniciativa da Galápagos Newsmaking.

Recém-criada, a empresa de mídia digital da ex-publisher da Editora Abril, Alecsandra Zapparoli, busca fomentar a regionalização e a diversidade de profissionais e temas na produção de conteúdo.

Recém-criada, a empresa de mídia digital da ex-publisher da Editora Abril, Alecsandra Zapparoli, busca fomentar a regionalização e a diversidade de profissionais e temas na produção de conteúdo
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Recém-criada, a empresa de mídia digital da ex-publisher da Editora Abril, Alecsandra Zapparoli, busca fomentar a regionalização e a diversidade de profissionais e temas na produção de conteúdo

Marcado para acontecer em São Paulo entre os dias 21 de julho e 01 de agosto, o treinamento é realizado em parceria inédita entre as maiores empresas de tecnologia do mundo. Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e LinkedIn, entre outros, toparam compartilhar seu know-how em oficinas, debates e palestras em suas sedes na capital paulista.

Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, uma das maiores redes globais de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo.

A curadora responsável pela Jornada Galápagos de Jornalismo é a jornalista, escritora e repórter especial do Prêmio CLAUDIA (2015 a 2018), Giuliana Bergamo. Ela atuará com o jovem talento do jornalismo Felipe Germano, que deixou a Superinteressante após três anos.

Processo seletivo

As inscrições devem ser feitas pelo site do curso: www.galapagosnewsmaking.com.br. A seleção ocorre em duas etapas.

Na primeira, serão escolhidas 200 pessoas espalhadas por todo o território nacional que devem ser entrevistadas ao vivo preferencialmente em suas localidades de origem. Desta segunda rodada, sairão 30 nomes eleitos para vir a São Paulo participar do evento presencialmente. Os outros 170 também terão acesso ao material do curso via vídeo.

Conteúdo da Jornada Galápagos de Jornalismo

Ao todo, são 80 horas de evento ao longo das quais serão abordados os seguintes temas:

●     Transparência na produção

●     Justiça e liberdade de imprensa

●     A importância e o custo do furo

●     O sangue novo e a alma da reportagem

●     Desistir jamais: cases de longas e incansáveis apurações

●     Indicadores de qualidade editorial

●     Inteligência Artificial a favor do jornalismo

●     O compromisso ético

●     A vez da voz: a notícia em podcasts e conteúdos de áudio

●     Tendências de comportamento

●     A importância de ocupar espaços e ter lugar de fala

●     O colunismo social na era digital

●     A importância de se pagar pelo jornalismo

●     A audiência como fiscal da apuração

●     Engajar e conquistar a audiência

●     Relevância X audiência

●     A fidelidade com marcas

●     As pessoas no centro das histórias

●     O impacto do jornalismo: dos grandes furos aos buracos de rua

●     O fenômeno das fake news

●     A essência do vídeo em plataformas digitais

●     Jornalismo de dados

●     Storytelling: a base de tudo

●     O Google e a notícia

●     A importância do Twitter para jornalistas

●     Amazon/Kindle: o autopublishing como ferramenta para grandes reportagens

●     LinkedIn para jornalistas – da montagem do perfil às ferramentas editoriais

●     Tempo X grau de aprofundamento da notícia

●     Como evitar o erro e como repará-lo

●     Ferramentas de monitoramento

●     Como pensar produtos para a internet

●     Por que a regionalização é importante?

●     Técnicas de entrevista

●     Jornalismo periférico

●     Como cobrir política nos dias de hoje

●     A era da polarização (lovers and haters)

●     Minorias, diversidade e imprensa

●     Empreendedorismo em jornalismo

●     A força da opinião e o papel do humor

●     Publicidade X conteúdo

Para mais informações, acesse o site da Galápagos Newsmaking: www.galapagosnewsmaking.com.br