Descubra as histórias que fizeram de pessoas comuns grandes empresários
Na próxima quarta, dia 17, um evento vai reunir oito empreendedores que sonharam grande, botaram pra fazer e criaram negócios que impactam milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Organizado pela Endeavor e pelo Sebrae, o Day1 traz os fundadores do Mercado Livre, Flytour e outras seis grandes histórias.
Empreendedores obstinados, com trajetórias diferentes, mas com um grande ponto em comum: todos tiveram seu momento de virada. O objetivo do evento é compartilhar suas histórias e inspirar outras pessoas com seus aprendizados.
A sétima edição do Day1 acontece a partir das 14h no Auditório do Ibirapuera. Todas as vagas já estão preenchidas, mas ainda é possível se inscrever gratuitamente para acompanhar a transmissão online ao vivo do Day1 no Portal da Endeavor.
Saiba quem serão os participantes.
André e Luiz Rezende
Ele sempre soube que teria seu próprio negócio, diz que a paixão por leitura desenvolveu nele uma capacidade que foi determinante para que pudesse se tornar um grande empreendedor: a vontade de aprender. Antes de fundar a Prática, André abriu, fechou e reabriu uma empresa familiar. O negócio que começou como loja de conveniência, se transformou em uma fabricante de estantes de aço – essas foram experiências que deram a André o conhecimento que ele precisaria para criar seu negócio de sucesso. Ao analisar o que havia aprendido e ao enxergar uma oportunidade na crise energética que assolava o país, André teve o insight responsável por seu futuro empreendimento. “Quando mantínhamos uma loja de conveniência, o valor da conta de luz equivalia ao da folha de pagamento. Percebi que uma empresa de tecnologia que desenvolvesse equipamentos com menor gasto energético poderia conquistar um mercado enorme”, conta. Hoje, tem como sócio seu irmão, Luiz Eduardo Rezende. Juntos, tocam a Prática que virou um negócio que cresce 45% ao ano desde 2005.
Edgard Corona
Ele sempre foi apaixonado por esportes. Ex –atleta com destaque nos times de futebol e polo aquático do colégio, acabou deixando a paixão de lado e virou engenheiro químico e administrador de usinas de açúcar e álcool. Depois de alguns anos, resolveu reviver seu hobby e transformá-lo em negócio. Demorou dois anos até achar um modelo inovador que conquistasse o mercado, e mais de uma década depois, a BioRitmo que se tornou o maior conglomerado desportivo do país.
Gilberto Mautner e Cláudio Gora
Enquanto morava nos EUA, viu a era da internet nascer com a geração Netscape. Encantado pelo movimento digital voltou para o Brasil e convidou seu primo, Cláudio Gora, para empreender. Cláudio, que trabalhava com a família no setor de confecções, aceitou o desafio e, juntos, criaram uma plataforma digital para o setor de confecções. O que eles não imaginavam é que por causa da concorrência com a China, o setor vinha passando por uma desaceleração e os seus possíveis clientes só queriam ajuda para fechar o negócio. Em vez de desistir, os empreendedores usaram a criatividade e a estrutura física adquirida e criaram a Locaweb para transformar em oportunidade um desafio do país: a maioria das empresas brasileiras não tinham o seu próprio site. Com histórias de caminhos que se cruzam e multiplicam, erros e acertos, obstáculos, formação de um time forte e muita dedicação, criaram a maior empresa de hospedagem de internet do Brasil.
Eloi D’Avila
É difícil acreditar que a FlyTour, uma agência de turismo bilionária que figura entre as maiores do Brasil, foi criada por um homem que não frequentou a escola, já passou fome, dormiu na rua e dependeu da ajuda de desconhecidos para sobreviver. Eloi D’Avila, gaúcho radicado no Rio, já chegou a ter três empregos simultâneos para juntar dinheiro e alimentar seu sonho de empreender. Se todo esse o sacrifício se pagou, é porque não era um sonho qualquer – era um sonho grande.
Janete Vaz e Sandra Costa
Quando em 1984 a goiana Janete Vaz e a mineira Sandra Costa abriram um laboratório de análises clínicas, não imaginavam que a empresa, algumas décadas depois, se tornaria um dos melhores lugares para se trabalhar no país. Ícones femininos do empreendedorismo nacional transformaram o grupo Sabin em um dos mais lembrados do setor, sempre com um estilo único de gestão e uma cultura organizacional que se tornou referência.
Hernan Kazah
Enquanto vivia no Vale do Silício, o argentino vislumbrou a oportunidade de criar o eBay da América Latina. Escreveu seu plano de negócio ainda durante o MBA que cursava em Stanford e enfrentou um país em crise para desenvolver o Mercado Livre, direto de sua garagem na Argentina. Quinze anos após mergulhar nesse desafio, o empreendedor e seus sócios empregam quase 2.000 pessoas e contam com quase 100 milhões de usuários em 13 países. Hoje, ainda muito envolvido com o ambiente empreendedor da América Latina, Hernan se dedica também ao fundo de Venture Capital que criou para investir em empresas de tecnologia de alto impacto para ajudar no desenvolvimento e crescimento dos negócios.
Pedro Chiamulera
Atleta até seus 33 anos, ele percebeu que o segredo para ser o melhor é treinar pesado e encarar as derrotas com otimismo. O mais novo de 11 irmãos, representou o Brasil em duas Olimpíadas no atletismo com barreiras. Depois de estudar em San Diego, criou, ao lado do sócio Bernardo Lustosa, a ClearSale – empresa líder em combate às fraudes no e-commerce brasileiro. Acreditando que todo esse sucesso se deve às pessoas e a sua grande paixão como empreendedor, Pedro nunca parou de superar barreiras ao lidar com obstáculos, dentro ou fora das pistas de corrida.
Washington Olivetto
Fundador da W/Brasil um dos grandes nomes da publicidade brasileira, conseguiu seu primeiro estágio após enguiçar o carro na frente de uma agência de publicidade. Começando cedo sua carreira como redator, ascendeu rápido e acabou fundando a própria agência – W/Brasil – que hoje faz parte de uma das maiores do mundo, a W/McCann. Empreendedor nato, já escreveu 6 livros best-sellers, inspirou músicas populares e chegou a ser homenageado no carnaval paulistano.
[tab:END]