Dicas de como preparar um discurso arrebatador

O filme “O Discurso do Rei” mostra a história do rei George VI, interpretado pelo ator Colin Firth. Mas, para alguém que fazia parte da realeza britânica, ele tinha um gravíssimo problema: era gago. Para driblar a dificuldade de falar em público, o monarca teve então de procurar ajuda para restaurar sua autoconfiança. Trazendo o tema à nossa realidade, o medo de falar em público é muito comum, principalmente em discursos no ambiente corporativo.

Cena de “O Discurso do Rei”, com Colin Firth

A BBC conversou com especialistas que deram algumas dicas para encarar aquela palestra importante na sua empresa. A professora da Harvard Business School (EUA) Jill Avery, por exemplo, diz que o discurso, acima de tudo, deve ser visto como uma história a ser contada, com introdução, narrativa, argumento, discussão e conclusão. Assim, a fala fica mais envolvente e menos seca e analítica.

Falar em público não é um bicho de sete cabeças, pois qualquer pessoa tem habilidade para aprender. “Algumas pessoas acreditam que ou são bons oradores ou não são. Mas a verdade é que essas habilidades podem ser dominadas com a prática”, disse a especialista na reportagem da BBC.

Outra dica importante é não se basear apenas nos slides ou gráficos, use-os para incrementar a apresentação e não coloque trechos do discurso na tela.

Tor Haugnes, professor da BI Norwegian Business School, em Oslo, na Noruega recomenda praticar a fala diante de alguém conhecido e confiável. “Essa pessoa poderá fazer comentários honestos e construtivos sobre a apresentação”, explica ele ao site.

Gostou das dicas? Confira aqui a matéria completa na BBC.