Don@ do Meu Trampo dá lições de empreendedorismo em tempos de crise

Ação do Instituto Besouro com apoio da Prefeitura de SP dá dicas sobre como abrir próprio negócio

Por: Redação

Se antes da pandemia, a questão do desemprego no Brasil atingia sobretudo jovens de baixa renda, nos últimos meses o cenário se agravou para pessoas com idade entre 18 e 24 anos_sobretudo aquelas com pouca nenhuma experiência profissional. Em meio à crise, quase 11 milhões de brasileiros não estudam nem trabalham.

Diante deste desafio, o projeto Don@ do Meu Trampo ensina lições de empreendedorismo a pessoas em vulnerabilidade social.

A iniciativa, que conta com apoio da Prefeitura de São Paulo, tem como foco o investimento no afroempreendedorismo e é baseado na metodologia By Necessity, que foi desenvolvida pelo fundador da Besouro, Vinicius Mendes Lima.

Vivência como inspiração de negócio

A filosofia por trás do método consiste em aproveitar o saber de cada pessoa, a partir da sua vivência, com o objetivo de desenvolver um negócio com baixo ou zero investimento. Para auxiliar nos passos iniciais, o programa ainda oferece a criação da logotipo de cada uma das novas empresas.

Curso ensina conceitos básicos de marketing e gestão de recursos

A primeira parte do método consiste em um curso de cinco dias, com um total de 30 horas de aula, fazendo com que os participantes aprendam a desenhar um plano de negócios inicial.

Mas a grande virtude do projeto está no período posterior, o de incubação, a partir do qual os participantes são monitorados durante três meses por uma equipe treinada pela Besouro, o que garante que os negócios recém-criados realmente comecem a funcionar e não sucumbam às dificuldades do mercado.

MEI, marketing e gestão de recursos

O curso está em sua segunda edição e neste ano será realizado de forma online. As aulas acontecem entre os dias 17 a 21 de agosto e ensinam os alunos, desde os conceitos básicos da abertura de um negócio como o cadastro de um MEI até noções de marketing e gestão de recursos.

As inscrições começam no dia podem ser realizadas  até o início das aulas pelo site https://www.donadomeutrampo.com.br/