Executivo brasileiro dá aulas sobre carreira acessíveis em Libras

Em abril de 2016, Wesley Barbosa compartilhou uma boa notícia com os amigos em suas redes sociais: estava de mudança para a Califórnia, para uma nova empreitada profissional. “Eu tinha uns 14 anos quando ouvi alguém falando inglês pela primeira vez, chorei por não ter entendido” – foi como ele iniciou a postagem em que comemorava a realização do sonho de morar nos Estados Unidos. Na adolescência, a ideia era ser um ator de Hollywood, mas o tempo e o destino mostraram para Wesley que a vida muda de direção e transforma nossos sonhos.

A jornada de Wesley o levou a uma trajetória profissional em grandes empresas de tecnologia, nas quais viveu experiências que o inspiraram a criar a Escola de Carreiras, onde divide um pouco do que aprendeu com dicas preciosas para quem quer construir uma vida profissional de sucesso. Sua mais nova série de aulas – Os 10 Axiomas da Carreira – quer quebrar as barreiras da comunicação com uma novidade: a tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais) feita pelo Hugo, um simpático intérprete virtual.

Na primeira aula, por exemplo, O Hugo traduz a explicação de Wesley sobre como o axioma “Be brief, be bright and be gone” (Seja prático, brilhe e caia fora) ajuda na hora de vender as ideias ou apresentar um projeto novo:

Os vídeos estão acessíveis para os surdos graças a uma parceria entre o Wesley e a Hand Talk. A empresa é um negócio social que tem a missão de diminuir distâncias entre surdos e ouvintes, traduzindo português para Libras com o Hugo em diversos canais. Um desses canais é o aplicativo para celular – que funciona como um tradutor de bolso de português para Libras – e outro a extensão para sites .

Com essa iniciativa, a empresa e o executivo proporcionam à comunidade surda a possibilidade de desenvolvimento de carreira. No contexto brasileiro isso é crucial, já que as pessoas com deficiência enfrentam grandes obstáculos na educação e no mercado de trabalho. Para se ter uma noção, a lei que obriga as empresas a garantir vagas a pessoas com deficiência (Lei de Cotas) já tem 25 anos, e atualmente nem metade das organizações a cumpre.

Disponibilizando o seu conhecimento em um formato acessível com o apoio da Hand Talk, Wesley abre uma porta para que tanto surdos quanto ouvintes possam se empoderar de suas carreiras e, quem sabe, verem seus sonhos se transformarem da mesma forma que ele viu ;)

Wesley Barbosa atualmente é Global Partner Manager do Facebook no Vale do Silício, foi líder de desenvolvimento de parcerias do Facebook e Instagram no Brasil entre 2013 e 2016, e o executivo responsável por trazer o Baidu (Google Chinese) em 2012 para a América Latina, sendo o primeiro estrangeiro no departamento internacional da empresa em Pequim. Liderou startups de jogos sociais do Orkut, como o Colheita Feliz. Wesley tem Educação Executiva em Negociação por Harvard Law School, Inovação e Marketing por Columbia Business School e Neurociência para Liderança pelo MIT.

Você confere todas as aulas dos 10 Axiomas de Carreira no link.

1 / 3
1
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
2
02:02
O que as pessoas estão fazendo para superar o desemprego em São Paulo
Conversamos com diversas pessoas para entender as principais dificuldades para encontrar uma oportunidade de trabalho em São Paulo. Elas também …
3
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …