Faça você mesmo uma adega reciclando latas de alumínio

 

Para quem não dispensa um vinho e gosta de armazená-lo corretamente, com a garrafa deitada na horizontal, uma opção criativa e econômica é fazer sua própria adega reciclando materiais.

Resistente e em formato circular, as latas de alumínio são matéria-prima ideal para fazer a adega. Elas levam cerca de 200 a 500 anos para se decompor. Portanto reutilizá-las é uma forma de contribuir com o meio ambiente e também decorar a casa de um jeito econômico com objetos criativos e funcionais.

Parecida com uma colmeia, esta adega é feita com latas pintadas com spray. Ela ocupa pouco espaço e armazena até 12 garrafas. Confira como fazer:

Materiais

– 12 latas de alumínio;
– Tinta spray (a partir de R$ 18,90);
– Um abridor de latas sem rebarbas ( a partir de 21,40);
– Prendedor de papel tipo Binder ( a partir de R$ 2,00);
– Pistola com cola quente.

Como Fazer

Tire o fundo da lata utilizando o abridor sem rebarbas. Caso você não o tenha pode usar um abridor comum e tirar as rebarbas com a haste de uma chave de fendas para evitar que haja riscos, ferimentos ou cortes.

Pinte a parte externa das latas utilizando tinta spray e deixe secar. Uma outra opção é preparar a lata com duas demãos de primer para metal (que pode ser comprado em lojas de materiais para artesanato) e pintar as latas com esmalte a base de água. Quem preferir pode simplesmente encapar as latas com adesivo vinílico.

A próxima etapa é pintar a parte interna da lata. Neste exemplo foram usados três tons de azul: azul claro, azul-turquesa e azul-marinho escuro. Lembrando que esta etapa é opcional.

Com a pistola de cola quente cole uma lata ao lado da outra, formando uma fileira com três latas. Use o prendedor de papel para segurar a próxima fileira de latas e tire-os assim que a adega for finalizada. Uma outra opção é utilizar um prego e fazer dois furos laterais e através deles passar abraçadeiras para uni-las.

Confira outras opções de adegas feitas com latas:

Com informações do The Whoot