Instituto promove conscientização de moradores para a coleta seletiva

Instituto atua em práticas sustentáveis para condomínios e empresas

O tema da coleta seletiva e da reciclagem já foi muito debatido e pode até ser considerado cansativo. Segundo  levantamento feito pela BCC Brasil em conjunto com as prefeituras, em 2013, São Paulo recicla apenas 2,1% do total do seu lixo. Para ajudar esse cenário, o Instituto Muda promove práticas sustentáveis para condomínios e empresas.

A história do Instituto Muda começou em 2007, quando o sócio-fundador, Alexandre Furlan Braz, ainda cursando a faculdade de Gestão Ambiental, queria aplicar na prática os ensinamentos sobre sustentabilidade que aprendia diariamente. “Foi quando pensei em começar a fazer a coleta seletiva em meu apartamento. Comecei levando os materiais recicláveis até o supermercado Pão de Açúcar. Para evitar o deslocamento diário, comecei a procurar por empresas e cooperativas que coletassem em seu apartamento, e já que estas iriam coletar em seu apartamento, porque não de todos os condôminos?”, relata Alexandre.

Desde 2007 o Instituto Muda já recolheu mais de 4 mil toneladas de lixo para reciclagem (Imagem: Divulgação

Por um mundo mais sustentável 

Juntamente com alguns amigos, Alexandre começou a desenvolver ideias de como implementar outras tecnologias e processos que pudessem tornar o “prédio” mais sustentável. Além de buscar a economia de água e energia, o principal objetivo de Alexandre era aprimorar a conscientização ambiental dos moradores e funcionários do condomínio.

Foi então que o nome Instituto Muda e logo foram criados. “Muda”, porque significa levar a mudança do comportamento consumista e irresponsável, para um consumo consciente e sustentável. “Com sentindo ambíguo, Muda vem da comparação de uma muda de planta que leva um tempo para crescer como a conscientização instalada no prédio”, diz Alexandre.

Segundo Alexandre já foram coletados 4 mil toneladas de materiais reciclados, o equivalente a R$750 mil destinados como doação às cooperativas de reciclagem.De acordo com Braz, desde 2007 a empresa já atuou em mais de 400 empresas e 90condomínios, atingindo um total de 45 mil moradores.  Em seus objetivos, a Muda quer promover a conscientização da população, por meio da Gestão de Resíduos.

No caso dos condomínios residenciais, o processo começa com o diagnostico do problema e o desenvolvimento do projeto. Depois disso são implantados os coletores nas instalações e os treinamentos são realizados com os moradores e funcionários. Com isso feito, a responsabilidade da retirada semanal é por parte do próprio Instituto, que repassa esse material às cooperativas.

Para as empresas, o processo é semelhante, porém a cada mês é emitido um relatório de resíduos para acompanhamento interno.

O Instituto  recebe cotações de qualquer condomínio ou empresa que tenha interesse. Para entrar em contato com eles, é só ligar para  (11) 3881-6017 ou (11) 3881-6035, ou pelo e-mail: muda@mudainstituto.com.br