Japoneses criam exoesqueleto robô para trabalhadores de Fukushima

Intenção da “roupa”é proteger da radiação e dar força sobre-humana a seus portadores

Por: Redação Comunicar erro

O desastre nuclear de Fukushima ainda está presente na memória mundial, mas os trabalhadores do local precisam iniciar o longo processo de desativação da usina. A empresa japonesa Cyberdyne revelou durante a Semana Robótica de Tóquio um exoesqueleto robótico desenvolvido especialmente para esses trabalhadores. A “roupa” permite que seu portador transporte cargas sobre-humanas e o protege da radiação.

Chamado de HAL (Hybrid Assistive Limb, ou Membro de Apoio Híbrido, em tradução livre), o exoesqueleto é composto de camadas exteriores que bloqueiam a radiação e ventiladores internos que circulam o ar para manter o portador resfriado. Um computador monitora constantemente a frequência cardíaca e a respiração do usuário.

Todo este processo pode ser controlado por ondas cerebrais. Uma rede de sensores monitora sinais elétricos vindos do cérebro do usuário e usa-os para ativar membros do robô em uníssono com os do trabalhador, permitindo que ele se mova sem ter que suportar o peso do traje. Assim, a roupa de 130 quilos ficaria mais “leve” para aqueles que a estão vestindo.

Por enquanto, os únicos detalhes preocupantes do traje são as coincidências que o cercam. HAL é o nome do computador que enlouquece no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, enquanto Cyberdyne é o nome da empresa que criou os robôs conhecidos como “Exterminador do Futuro” nos filmes de mesmo nome.

Compartilhe:

1 / 4
1
05:08
Como é trabalhar num filme ou série para a TV?
Você sabe como é estar numa produção de filme ou série? Em parceria com a EBAC, fomos conversar com profissionais …
2
01:38
Cachorros no escritório melhoram o ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho saudável, acolhedor, com redução de estresse e melhora de relacionamento entre a equipe são os benefícios que …
3
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …
4
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …