Jovem abre curso de mecânica feminino para empoderar mulheres

Sob a mentoria do programa Inova Jovem, o “Mulher Não Fica Empenhada” foi criado por Tainná Santos após não conseguir emprego na área por ser mulher

Por: Redação | Comunicar erro

Um curso de mecânica desenvolvido especialmente para o público feminino é um dos projetos incubados pelo Inova Jovem, uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Instituto Besouro​, que já beneficiou mais de 2,1 mil de jovens nascidos nas periferias do Brasil.

Criado por Tainná Santos, de 23 anos, após ter sido rejeitada em oficinas de mecânica da região, o “Mulher Não Fica Empenhada” foi desenvolvido com base nos conhecimentos transmitidos por metodologia de ensino chamada ByNecessity, idealizada por Vinicius Mendes Lima, fundador do instituto.

De acordo com dados do último estudo divulgado do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) publicado em parceria com o Sebrae em fevereiro deste ano, o número de jovens empreendedores subiu de 18,9% para 22,2% no Brasil.

Mulheres na mecânica: projeto capacita mulheres rejeitas em oficinas 

Entre os fatores que colaboram para este acréscimo está o sucesso da metodologia idealizada por Vinícius Mendes Lima, que ensina as bases de como se montar um negócio, desde o princípio até a consolidação posterior. Somente em 2018, empreendimentos desenvolvidos a partir da ByNecessity renderam R$ 60 milhões à economia brasileira.

Por meio de um curso de 30 horas, explicações simples e eficazes sobre os mais diversos temas, desde a abertura do CNPJ e a criação de uma marca própria, passando pelo planejamento em relação a pontos na cidade propícios para a abertura do negócio, chegando até a definições úteis sobre termos contábeis como fluxo de caixa.

O diferencial está no acompanhamento que se segue após o término do curso, quando uma equipe treinada pelo
instituto entra em ação e acompanha os ex-alunos durantes os primeiros três meses de atuação do negócio, verificando se cada empreendedor está mantendo a empresa em pé.

A história de Tainná

A adesão e expansão do projeto visto em sala de aula é surpreendente em casos como o de Tainná. A jovem de 23 anos nascida na comunidade de Sarandi, localizada na cidade gaúcha de Alvorada, desenvolveu um curso de mecânica voltado para mulheres, após ter sido impedida de atuar na área por conta da ideologia de gênero.

O negócio “Mulher Não Fica Empenhada” criou asas próprias com a “picada” do Besouro, passando a atender clientes importantes clientes como Renner e a universidade gaúcha Unisinos, o que rendeu a Tainná o
recebimento do prêmio “Baita Empreendedor” pela Prefeitura de Porto Alegre.

Filha de uma diarista e de um pedreiro, a jovem empreendedora conseguiu comprar casa e carro próprios com a renda do negócio, um empreendimento que promove o empoderamento feminino e tem um faturamento em torno de R$ 20 mil ao ano.

Para expandir o projeto para outros estados, Tainná irá oferecer aulas segmentadas por módulos e áreas de especialidade da mecânica, atendendo a tipo de demanda por ensinamentos.

1 / 8
1
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
2
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
3
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
4
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …
5
04:12
Netflix: ‘The Family- Democracia Ameaçada’ revela grupo secreto
A minissérie "The Family: Democracia Ameaçada", que pode ser vista na Netflix, mostra questões que te farão pensar em uma …
6
02:29
Operação Lava Jato ignora repasse suspeito de Paulo Guedes
Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a Operação Lava Jato poupou o ministro da Economia, …
7
02:40
Partículas de queimadas são encontradas em água de chuva em SP
O fenômeno que atingiu São Paulo na última segunda-feira, 19, e transformou o dia em noite em diversas regiões do …
8
03:36
Nem os eleitores de Bolsonaro concordam com a indicação de Eduardo
Em meio às polêmicas que dão o tom nos primeiros oito meses do governo Bolsonaro, uma pesquisa recente mostra que …