Jovem cearense cria projeto de empoderamento através da educação

Conheça o projeto Social Brasilis, idealizado pela jovem Manú Oliveira, que desenha metodologias, projetos, jogos e formações cuja base é o empreendedorismo social

Por: Redação | Comunicar erro

A jovem Manú Oliveira, como é conhecida desde os 9 anos, trabalha desenvolvendo projetos em comunidades e desdeentão ela tinha como sonho, garantir o acesso a educação para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de quem é da comunidade ou dos interiores do Brasil.

Mesmo enfrentando todas as dificuldades de morar em um cidade da sertão do ceará, Quixadá,isso não a impediu de trilhar um jornada de trabalho dentro do terceiro setor, passando por vários países ei ntegrando programas de diversas organizações sociais como UNESCO e ASHOKA.

Reprodução
Aliando educação e tecnologia, projeto social Brasilis mobiliza novos protagonistas sociais no sertão cearesne

Novos velhos problemas 

Mas em 2015 ele notou que os mesmos problemas que via em sua infância ainda persistiam e ela teve um ideia : “eu, então professora da rede pública de educação cearense, em minha sala de aula, na comunidade do Pirambú em Fortaleza-CE o sonho ressurgiu, tão ainda necessário, e a ideia do Social Brasilis veio à tona, um projeto para o empoderamento de pessoas através da educação.”

Tecnologia pela educação 

Assim nasceu o social Brasilis um projeto cearense, que trabalha com educação e tecnologia. O projeto está muito ligado a visão da Manú,que acredita que “todos os indivíduos tem o potencial para gerar impacto social positivo em seus contextos sociais, sendo pessoas ativas e colaborando para a mudança social, assumindo um papel de protagonista”.

Por isso, o Social Brasilis desenha metodologias, projetos, jogos e formações cuja base é o empreendedorismo social casado à tecnologia de modo que possa fomentar uma gama de novos protagonistas sociais contemplando a sua visão social de que toda pessoa é um protagonista social em potencial e pode impactar seu meio positivamente.

Os cursos 

Um dos produtos criados pelo projeto é  o Programa Formação empreendedora de base tecnológica : da construção de projetos ao protagonismo, um curso de 80h que tem como objetivo desenvolver habilidades para construção e execução de projetos sociais, educacionais ou empreendedores que possam envolver a tecnologia para gerar um impacto positivo no contexto social, escolar e/ou comunitário dos envolvidos através de metodologias pedagógicas que envolvem o uso da tecnologia, projetos de vida e o empreendedorismo social.

O curso visa encaminhar o participante para o desenvolvimento da sua primeira ação social em sua comunidade ou escola, concluindo o processo formativo com os primeiros resultados do projeto nas mãos do participante, criando um processo de empoderamento através da concretização de seu sonho/ideia.

Os primeiros resultados 

Com pouco mais de um ano de atuação, o projeto comemora os seus primeiros resultados, que foram apresentados em um relatório de impacto. A expectativa é aumentar a atuação do projeto em 2017: “Foram duas metodologias desenvolvidas em 2016, 250 alunos impactados diretamente, um impacto indireto de mais de oito mil pessoas que passaram em nossas campanhas, seleções e ações organizadas por nossos alunos em seus próprios contextos sociais. Nossa ideia é aumentar e expandir o Social Brasilis para que em 2017 possamos dobrar o nosso impacto e descobrir mais protagonistas sociais”, ressalta Manú.

Compartilhe:

1 / 3
1
02:02
O que as pessoas estão fazendo para superar o desemprego em São Paulo
Conversamos com diversas pessoas para entender as principais dificuldades para encontrar uma oportunidade de trabalho em São Paulo. Elas também …
2
01:36
5 mudanças da reforma trabalhista
Confira o que mudou na relação entre trabalhador em empresa com a aprovação da reforma trabalhista. Gostou? Deixe um like e …
3
01:20
5 dicas para ser um freela bem sucedido
Existem vários pontos positivos em atuar como freelancer no mercado. Mas, para conseguir ser bem sucedido nessa carreira é preciso …