Pesquisa enumera as dez habilidades mais cobiçadas pelas empresas

Informar

Au revoir, Brésil: jovens podem trabalhar legalmente na França

Por: Redação | Comunicar erro

No dia 1° deste mês, entrou em vigor o Programa Férias-Trabalho, fruto de um acordo entre Brasil e França que visa facilitar a circulação de jovens brasileiros e franceses em ambos os países. Os que participarem do programa também poderão trabalhar legalmente no país.

Crédito: Getty Images/iStockphotoAcordo franco-brasileiro facilita a circulação de jovens estudantes nos dois países

Brasileiros e franceses, com idades entre 18 e 30 anos, terão a possibilidade de entrar em contato com outra cultura e levar na bagagem uma experiência relevante para futuros estudos e para a vida profissional.

Embora esse tipo de acordo franco-brasileiro aconteça de tempos em tempos, não é bom perder a oportunidade. Mas fique esperto: o programa não oferece nenhum auxílio financeiro.

Para retirar o visto, é necessário fazer um agendamento pelo site da embaixada francesa e também verificar quais são os documentos necessários para começar a arrumar as malas.

Estudantes que possuem bolsa podem se beneficiar com o visto, mas vale verificar se o bolsista pode trabalhar. Muitos casos são excludentes. Estudantes com bolsa Cnpq, por exemplo, podem pedir vistos de longa duração por outros meios.

Outra possibilidade é procurar uma rede de intercâmbio para auxiliar na tarefa de explorar o país e seus territórios ultramarinos, como a Guiana Francesa e as Antilhas Francesas.

Crédito: Getty Images/iStockphotoPrisão de Saint Laurent du Maroni; cárcere de Papillon pode ser visto por intercâmbio

Leia também:

Saiba como viajar de ‘graça’ uma vez por ano

Compartilhe: