Laboratória promove hackathon focado em mulheres em SP

Segunda edição do evento busca empregar alunas que terminaram o bootcamp

No Brasil, segundo o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), 28% dos jovens entre 18 e 24 anos não estudam e nem trabalham.

Atenta ao cenário do país e ao interesse crescente das pessoas em trabalhar com tecnologia, a Laboratória surgiu para dar oportunidades a mulheres fora do radar das empresas.

Com um processo criterioso, a organização seleciona, semestralmente, cerca de 60 mulheres para participarem do bootcamp.

Durante 180 dias, as alunas têm aula por toda a semana, aprendendo não só sobre aspectos técnicos, que incluem UX e JavaScript, como também habilidades socioemocionais.

As estudantes não pagam nada durante o curso e, depois de conseguirem um emprego, elas doam uma contribuição (12% do salário) por até dois anos para que outras mulheres possam ter a mesma oportunidade.

As mulheres que estarão nesta edição do hackathon participaram de um processo seletivo concorrido, com mais de 2 mil pessoas e começaram o bootcamp em janeiro deste ano
Créditos: Getty Images/iStockphoto
As mulheres que estarão nesta edição do hackathon participaram de um processo seletivo concorrido, com mais de 2 mil pessoas e começaram o bootcamp em janeiro deste ano

Conectando mulheres

A fim de conectar essas mulheres com o mercado de trabalho, a Laboratória organiza, após o final de cada curso, o Talent Fest, um hackathon de 36 horas que reúne as mulheres formadas e as empresas parceiras da organização.

Divididas em times, cerca de 50 alunas terão que resolver desafios propostos por empresas, que enviarão profissionais de RH e da equipe de desenvolvimento para acompanhar o desempenho de cada uma delas e avaliar a possibilidade de contratação.“Queremos que em até 3 meses essas mulheres iniciem suas carreiras como desenvolvedoras e que sejam protagonistas nas empresas em que trabalharão”, afirma Regina Acher, cofundadora da Laboratória no Brasil.

A iniciativa se beneficia da expansão do mercado tech na América Latina e busca adaptar seu currículo para a demanda atual das empresas. “Este ano, já temos a confirmação de empresas como Accenture, IBM, Stone, Everis, Loggi e Avanade. A presença dessas organizações é muito importante para o sucesso do evento”, finaliza Regina.