CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Mindfulness aumenta em até 40% a produtividade no trabalho

Prática de mindfulness no ambiente corporativo pode melhorar a rotina de trabalho de toda equipe

Por: Redação

O mercado de trabalho tem demandado cada vez mais inovação e criatividade. Mas como conseguir isso em meio a uma rotina atribulada repleta de tarefas que muitas vezes acabam sendo realizadas de forma automática?

Não conseguir lidar com toda “pressão” do ambiente corporativo faz com que muitos profissionais sofram com estresse e ansiedade e na última instância até mesmo desenvolvam síndrome de burnout. O esgotamento psicológico relacionado ao trabalho é cada vez maior aqui no Brasil.

“Esse aumento é assustador aqui no Brasil, mas o fato é que as demandas excessivas do trabalho não vão mudar. Então é necessário encontrar uma forma melhor de lidar com os desafios para manter tanto a saúde mental quanto física”, afirma Marina Neumann, fundadora e instrutora dos treinamentos do ILAMB (Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem-Estar).

Crédito: Getty Images/iStockphotoMindfulness ajuda a desenvolver foco, clareza e criatividade no trabalho

Durante momentos de extrema pressão no trabalho, uma prática simples pode ajudar muito é o mindfulness. Foi constatado que a prática aumenta em até 40% a produtividade e a a satisfação no trabalho e ainda melhora o foco em até 48%. O levantamento foi feito por uma empresa da lista Fortune 200 que passou por treinamentos recorrentes da meditação.

De acordo com Marina: “O mindfulness é um estado mental de atenção no momento presente. Quando você constrói essa capacidade de se afastar do caos, consegue uma visão mais ampla, uma consciência do todo”.

A prática pode ser feita tanto por líderes quanto funcionários e traz benefícios para toda equipe. Ana Claudia Lopes, vice-presidente de vendas de serviço da Oracle que fez um workshop de mindfulness do ILAMB conta que:  “O mindulfness me permite focar e não me dispersar. Ajuda a priorizar de forma mais adequada as questões profissionais e pessoais”. Ela acrescenta: “Como minha realidade é próxima do meu time, esse espaço de reflexão, intuição, decisão e paz ajuda a todos. É uma maneira de nos mantermos focados para não enlouquecer”, diz a executiva.

Como praticar mindfulness no ambiente corporativo

Crédito: Getty Images/iStockphotoPraticar um simples exercício de mindfulness ajuda em momento de pressão no trabalho

É bastante simples, e num momento estressante, um pequeno exercício de mindfulness pode ajudar muito. Marina ensina: sentado, faça uma pequena pausa das atividades; se for possível, feche os olhos; perceba o que passa por sua mente e o que sente no momento; faça uma ou duas inspirações profundas e sinta as sensações da respiração no seu corpo; volte a se conectar com o ambiente, note os sons ao redor, o contato do corpo com a cadeira e o chão; abra os olhos.

“Esse processo ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, diminuir o mecanismo de luta ou fuga do cérebro e engajar a parte mais sábia dele. Com isso, você fica mais apto a tomar decisões razoáveis ao invés de reagir automaticamente nas situações”, explica a especialista.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.