Últimas notícias:

Loading...

Multinacional oferece cursos gratuitos nas áreas de TI

ICT Competition é uma das iniciativas da Huawei que visa investir e desenvolver o mercado brasileiro de tecnologia

Por: Publi

Acesso à educação é um dos pilares mais importantes na formação de um mercado de trabalho não só especializado, mas igualitário e inclusivo também.

Cada área tem suas especificidades e, de uns tempos pra cá, o universo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) têm crescido cada vez mais. Portanto, o conhecimento nesse segmento tornou-se uma oportunidade valiosa de inserção e crescimento no mercado.

Desde 1998 no Brasil, a Huawei realiza e é parceira de uma série de iniciativas e programas que buscam formar novos profissionais no país por meio de cursos gratuitos
Crédito: DivulgaçãoDesde 1998 no Brasil, a Huawei realiza e é parceira de uma série de iniciativas e programas que buscam formar novos profissionais no país por meio de cursos gratuitos

Imagina ser especialista em tecnologia aprendendo diretamente com quem é referência no assunto? Pensando nisso, a multinacional Huawei resolveu se comprometer com a formação de novos profissionais e disponibilizar programas de educação gratuitos.

No Brasil desde 1998, a empresa segue contribuindo com a transformação digital do país e investe na capacitação de pessoas na área. São diversas iniciativas que envolvem competições, cursos gratuitos em parceria com universidades brasileiras e estratégias para atrair e empregar mulheres nas áreas de tecnologia.

Para se ter uma ideia de como esses programas são importantes, somente nos últimos cinco anos eles foram responsáveis por formar mais de 36 mil alunos, e a expectativa da Huawei é treinar mais 40 mil talentos nos próximos cinco anos.

O Brasil é um mercado muito importante para a multinacional, pois o país foi um dos primeiros no qual a Huawei estabeleceu sua operação fora da China, ao lado da Rússia.

Atualmente ela está presente nas redes móveis e de banda larga que atendem a 95% da população brasileira, incluindo a construção da primeira rede de fibra óptica de alta velocidade na floresta amazônica que conecta 20 cidades e beneficia quase 4 milhões de pessoas.

É por conta disso que a Huawei espera contribuir com estes cursos para a transformação digital que está em curso no país, somando esforços para avançar em direção à Indústria 4.0, Agricultura 4.0, Saúde 4.0 e Smart City 4.0.

Se você tem interesse em se especializar e ingressar neste mercado, fique por dentro e prepare-se para aprender muito!

Conheça mais sobre os programas de apoio e incentivo à educação da Huawei:

  • ICT Competition

Desde 2015 a Huawei realiza competições anuais de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) destinadas a universitários de todo o mundo que desejam ingressar no programa Huawei ICT Academy.

O objetivo da competição é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e estimular o pensamento criativo em novas tecnologias e plataformas.

A etapa final da ICT Competition Brasil 2021 terá seus vencedores anunciados em 10 de novembro, que seguirão para a etapa regional da competição, da América Latina, prevista para acontecer em 2022.

Saiba mais sobre a última edição da ICT Competition clicando aqui e programe-se para participar da próxima!


  • ICT Academy

Este programa funciona como uma ponte entre empresas e academia. Ao oferecer cursos gratuitos com certificação da Huawei, a empresa visa desenvolver talentos e acompanhá-los até o momento de conseguir um emprego. Assim, cria-se um ecossistema de talentos para o setor de TIC.

A Huawei cobre todo o processo, passando pelo desenvolvimento do curso, capacitação do instrutor, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos. No Brasil, são mais de 90 instituições parceiras.

Os cursos abrangem assuntos como roteamento e computação, armazenamento, nuvem, WLAN, computação em nuvem, big data, IoT e inteligência artificial.


  • Seeds for the Future

Este é um programa de intercâmbio que leva alunos brasileiros para a China! Os candidatos selecionados conhecem a sede global da Huawei e têm a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias.

Com o objetivo de inspirar jovens talentos a ingressar no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação, o Seeds For The Future selecionou 83 alunos de universidades brasileiras em 18 estados no ano de 2021.

Durante o programa, os estudantes receberam treinamentos em tecnologias-chave – incluindo 5G, nuvem, computação e Inteligência Artificial – e puderam ouvir especialistas da Huawei, que compartilharam suas perspectivas sobre temas como segurança cibernética e transformação digital.


  • Women in Tech

Esta iniciativa tem como objetivo aumentar a diversidade no setor de tecnologia ao atrair mais mulheres para este mercado, capacitando e inserindo jovens profissionais na economia digital, bem como impulsionando a carreira de lideranças femininas na área.

Entre outras ações está a parceria com Fabi Saad, empreendedora e fundadora do projeto Mulheres Positivas. A Huawei deseja impactar cerca de 5 milhões de mulheres, que terão acesso aos cursos gratuitos da Huawei no app Mulheres Positivas. Alguns dos temas são AI, Cloud e 5G.


  • Story Sign

Este é um aplicativo voltado para crianças surdas ou com deficiência auditiva, para introduzi-las no mundo da leitura. Por meio de inteligência artificial e realidade aumentada, o Story Sign traduz livros da língua portuguesa para Libras.

Saiba mais sobre o app, que pode ser usado gratuitamente, clicando aqui.


  • Laboratório de ftth/fttx (Senai e Institutos Federais)

Um dos 12 laboratórios de ftth/fttx, que contou com a colaboração da Huawei, fica na Unisuam, no Rio de Janeiro
Crédito: DivulgaçãoUm dos 12 laboratórios de ftth/fttx, que contou com a colaboração da Huawei, fica na Unisuam, no Rio de Janeiro

A Huawei colaborou na implantação de 12 laboratórios no Brasil preparados para a prática de instalação de rede de fibra óptica, em parcerias com instituições e universidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os cursos são gratuitos e todos os equipamentos foram doados pela Huawei.

Entre as instituições contempladas estão Senai (no Tocantins, na Bahia e em Brasília) e Unisuam, no Rio de Janeiro.

A iniciativa é parte da estratégia da empresa em desenvolver a infraestrutura 5G no Brasil e contribuir para o aumento da empregabilidade.


  • Open Class

O projeto oferece aulas online, totalmente gratuitas, focadas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. As aulas ensinam sobre temas como Inteligência Artificial, Computação em Nuvem, 5G, Energia Solar e Smart Cities, entre outros. Confira todas as aulas no YouTube oficial Huawei Brasil.