Nove dicas para jovens que buscam o primeiro emprego

O cenário de desemprego aumenta o desafio para quem quer entrar no mercado de trabalho ou tenta se efetivar em uma vaga

Por: Redação

O cenário de desemprego aumenta o desafio para quem quer entrar no mercado de trabalho ou tenta se efetivar em uma vaga. Desde janeiro, 43% dos postos criados foram permanentes, ante 22% no mesmo período de 2016, mas permanece o cenário de incerteza. Mais do que nunca, é importante estar preparado para mostrar seu valor e conquistar uma contratação, e para quem está começando, é preciso muito mais disposição.

Crédito: Getty ImagesQual caminho seguir para conquistar uma oportunidade de emprego?

Referência em educação voltada ao mercado de trabalho, o Instituto ProA  já preparou mais de 3.500 jovens em mais de 10 anos de atuação.

Depois de passar por uma formação de seis meses intensos, os jovens formados pelo ProA são preparados para conquistar emprego. Hoje, 78% dos alunos que já passaram pelo ProA estão empregados e 53% cursam ensino superior. Confira as dicas da ONG para obter sucesso na conquista de uma vaga:

  • Seja pontual – De preferência, chegue antes, deixe que as pessoas percebam sua pontualidade e que elas podem contar com você.
  • Observe a cultura organizacional – Cada empresa tem uma cultura interna, procure observar como as pessoas se relacionam, como se vestem para o trabalho, como são as relações de hierarquia e procure se adaptar.
  • Mostre vontade de ajudar – Observe as pessoas e ofereça ajuda, seja para procurar um documento, fazer uma pesquisa ou guardar e organizar as coisas. Todos valorizam quem é atencioso e disponível.
  • Tenha espírito de equipe – Saber trabalhar em equipe é fundamental, por isso procure ouvir as pessoas e expressar suas sugestões, mas também se ofereça para fazer as atividades. Mostre flexibilidade e comprometimento com o grupo.
  • Procure aprender – Pesquise bastante sobre o ramo de atividade da empresa a fim de ajudar a equipe.
  • Ajude a melhorar – Procure observar os processos que poderiam ser mais eficientes e apresente sugestões para melhoria, que sejam viáveis e que você possa executar.
  • Faça tudo com atenção – Não subestime nenhuma tarefa, pense que tudo o que você faz tem utilidade para alguém, e faça da melhor maneira possível.
  • Peça feedback – Depois de algum tempo em que estiver trabalhando na empresa, converse com sua chefia e peça para lhe dizer como está percebendo seu trabalho, seu comportamento e como você poderia melhorar.
  • Diga que deseja ser efetivado – Deixe claro para o seu gestor e para os demais colegas que você está lutando para ser efetivado. Mesmo que a vaga não seja efetiva, isso será positivo se houver mudanças na empresa até o fim do contrato.

Confira também: 

Compartilhe: