O melhor jeito de conhecer São Paulo é a pé ou de transporte público

Por: Redação

A sua cidade pode ser um destino turístico. No caso de São Paulo isso não significa belas praias ou natureza exuberante, mas uma variedade inesgotável de cantos, sabores, perfumes e melodias, que fazem da selva de pedras um lugar multicolorido e melhor para viver.

Soul Sampa, arte urbana

Depois de morar em diferentes países e conhecer formas múltiplas de fazer turismo, os amigos Leandro Herrera e Thiago Cyrino, ambos com 25 anos, criaram a Soul Sampa. A idéia surgiu do conceito inglês de walking tour e tem como objetivo desbravar as cidades e permitir que moradores e estrangeiros se conectem com ela.

Uma das idéias centrais é que a melhor maneira de conhecer de fato um lugar é a pé ou utilizando o transporte público. Além de se misturar às pessoas e sentir o clima de cada lugar esta opção contribui com a diminuição da quantidade de carbono emitida durante os passeios, que seria muito maior caso os deslocamentos fossem realizados de ônibus ou de fretado.

Outro diferencial da Soul Sampa é a opção por trabalhar com grupos pequenos, de no máximo 5 pessoas, o que possibilita um atendimento personalizado e de qualidade e diminui o impacto da presença dessas pessoas na rotina e no funcionamento do local visitado.

Carbono Zero

E para que a emissão de carbono dos grupos seja reduzida ao mínimo, o projeto oferece ainda aos participantes a possibilidade de contribuir com 1 real para garantir que a emissão de carbono originária do ônibus por exemplo será neutralizada através do reflorestamento.

A cidade como ela é

Thiago e Leandro querem apresentar a seus clientes a cidade como ela é, sem máscaras ou disfarces. “Um passeio nunca é igual ao outro”, explica Thiago. “Na rua sempre tem alguma coisa acontecendo. O clima ou o horário escolhido para a excursão também influenciam e modificam cada roteiro”.

Arte de Rua

Um dos roteiros temáticos mais procurados por turistas e moradores de São Paulo é o Arte de Rua, que desvenda preciosos trabalhos de grafiteiros que muitas vezes passam despercebidos em meio à poluição visual urbana.

Soul Sampa

Depois do passeio é realizado um workshop com a artista Yá, que apresenta aos participantes algumas das principais técnicas de grafite.

Panorama cultural e Roteiros Personalizados

Nos roteiros Panorama Cultural um bairro ou região é escolhido pelo participante ou sugerido pelos guias. O objetivo é apresentar aos visitante tudo o que o lugar tem a oferecer do ponto de vista cultural, gastronômico e urbano. Já os Roteiros Personalizado são montados pelo próprio cliente com a ajuda da Soul Sampa.

Clara Caldeira

Por Clara Caldeira

Jornalista, escritora e pesquisadora, especialista em gênero e meio ambiente. Apaixonada por literatura e pelas artes oraculares, está sempre em busca de formas de conectar seus estudos e suas paixões.