Oito franquias baratas para você trabalhar via Whatsapp

A maioria dos modelos é de franquias home based; com investimento a partir de R$ 3,5 mil

Criado em 2009, o Whatsapp ganhou espaço nas mãos dos brasileiros. Estima-se que mais de 100 milhões de pessoas utilizem o aplicativo no Brasil atualmente. Este número representa quase a metade da população do país.

Além disso, pesquisa elaborada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) revela que 51,9% dos empreendedores com idades entre 18 e 34 anos têm no Whatsapp o seu principal canal de comunicação com os clientes.

Neste sentido, algumas redes de franquias têm apostado na ferramenta não apenas para prestar suporte, mas, também, para impulsionar as vendas e tem se dado bem.

Confira:

Ooxy Radio Indoor:

Criada em 2016, a Ooxy é a primeira rede de franquias de marketing sensorial do país. A empresa trabalha com franquias home based e para adquiri-la o investidor deve desembolsar 18 mil reais, com tempo de retorno previsto para 18 meses. Atualmente, a empresa oferece, para PME´s, serviços de rádios personalizadas.  O Whatsapp é utilizado para contato com clientes e franqueados. A ferramenta  também é utilizada para o envio de recursos sonoros direto ao sistema das rádios, como, por exemplo: pessoas famosas falando à lojas de moda sobre determinada coleção ou dicas sobre determinado assunto relacionado à empresa.

AcquaZero Car Wash

A AcquaZero é uma rede de franquias especializada em estética automotiva. No mercado desde 2009, a rede conta com mais de 230 unidades espalhadas por todo Brasil. Para abrir uma unidade da rede, o investidor deve desembolsar valores a partir de R$3,5 mil. Neste negócio, é possível agendar serviços, divulgar promoções e tirar dúvidas de clientes via Whatsapp.

Franquia de Precatórios

A Sociedade São Paulo de Investimentos, uma das maiores empresas especializadas em compra e venda de precatórios federais alimentares do país, lançou no primeiro trimestre de 2016 a Franquia de Precatórios, pioneira no mercado. Baseada na compra de precatórios federais, o valor para aderir ao negócio é de apenas R$ 6mil. Neste modelo, o franqueado atua como um braço comercial e negocia com o detentor do título a venda. A partir do primeiro contato, os franqueados utilizam o Whatsapp para manter uma relação de proximidade com os clientes.

Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma rede de franquias nascida em São José do Rio Preto no ano de 2012. Especializada em serviços de limpeza e cuidados domésticos, a empresa está presente em 22 estados e possui mais de 167 unidades. Para investir em uma unidade o empresário precisa desembolsar cerca de R$19,9 mil. A estratégia de uso do Whatsapp é dividida em três frentes: comercial (vendas), relacionamento com o cliente e departamento técnico.

Santo Bier

Fundada em 2012 no interior de São Paulo, a Santo Bier é um ‘bar sobre rodas’. A marca leva um bar completo, com cadeiras, mesas e bebidas para qualquer evento, a partir de 15 pessoas. Atualmente com 20 unidades, a rede prevê comercializar ao menos 15 estabelecimentos em 2017. Com o Whatsapp os franqueados da rede atendem aos pedidos dos clientes, realizando a comercialização do serviço. O aplicativo também é utilizado como ferramenta de expansão. Cerca de 70% dos contratos comercializados pela rede são vendidos pela plataforma. O aplicativo também serve como lista de transmissão para serem enviados vídeos e novidades da Santo Bier aos franqueados. Com o auxílio da ferramenta, o custo de telefonia é reduzido em 60% de acordo com a franqueadora. O valor de investimento inicial para adquirir uma unidade de bar sobre rodas varia de R$ 17.900 a R$37.900,00 dependendo do modelo escolhido.

Ótris Franquias

Criada em 2010, a Ótris é uma empresa de recuperação de crédito para PME’s que virou franquia. Desde a sua criação, a empresa já conseguiu recuperar R$4 milhões para pequenos negócios e, para 2017, a previsão é que mais R$1,5 milhão sejam recuperados. O Whatsapp é utilizado para divulgação de serviços e fidelização de clientes. O investimento indicado para a abertura do negócio é a partir de R$80 mil com previsão de retorno para 18 meses.

Mordidela

Criada em 2014, a Mordidela é uma rede de mini porções de doces e salgados que adequou seus produtos ao ticket médio do consumidor. A rede possui um mix de produtos com três sabores de coxinhas, bolinhas de queijo, kibes, churros e até mini paletas. Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas em funcionamento e pretende chegar a 300 unidades até 2018. Para investir em uma unidade da rede é necessário que o empreendedor desembolse cerca de R$85 mil. Além de ser uma poderosa ferramenta de divulgação de promoções o Whatsapp é uma arma e tanto na fidelização dos clientes.

Vazoli

 Fundada em 2008 na cidade de Severínia, localizada no interior do estado de São Paulo, a Vazoli atua no segmento de serviços financeiros, créditos e financiamentos. Tanto os franqueados quanto as franqueadoras se utilizam do whatsapp. Os franqueados para prospecção de clientes, envio de orçamento, agendamento de visitas e etc. Uma das unidades pioneiras na utilização do serviço é inclusive uma das que possuem maior faturamento na rede. Já a franqueadora possui um grupo no aplicativo onde estão todos os franqueados e diretoria da rede. Por lá trocam informações sobre operação, prática de vendas, dicas de como oferecer produtos e etc. Atualmente a rede possui mais de 90 unidades, com expectativa de abrir 20 novos postos em 2017. O valor inicial de investimento para aderir a uma unidade da rede é de R$50 mil.