Por que exibir-se como ‘o bom’ pode prejudicar seu emprego ?

Aos profissionais, cabe a reflexão

Não seja um daqueles profissionais brilhantes que prejudicam a própria carreira por não saber administrar suas competências
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Não seja um daqueles profissionais brilhantes que prejudicam a própria carreira por não saber administrar suas competências

Apresentar talentos profissionais, boas competências e destacar-se entre os demais colaboradores é admirável, mas é preciso prestar atenção às diferenças sutis entre a excelência e a soberba.

A capacidade e o conhecimento dos profissionais, por melhores que sejam, devem estar alinhados com as necessidades organizacionais

. Nada adianta ser um profissional com diversas habilidades técnicas, amplo know-how e expertise na área se não existir paciência e serenidade para ouvir, ensinar, integrar e ter um bom relacionamento.

Respeito, cooperação, humildade e trabalho em equipe são alguns valores que as empresas observam na hora de promover ou contratar funcionários. Logo, qualidades e conquistas exageradamente enaltecidas tornam-se defeitos e profissionais podem até mesmo perder seus empregos por conta dessa atitude.

Para a empresa, é mais adequado desligar um colaborador que gera desmotivação e mal-estar no ambiente de trabalho, por melhor que ele seja, do que dispensar uma equipe toda que, mesmo sem muitas “estrelas”, produz o suficiente.

Aos profissionais, cabe a reflexão.

Muitas vezes não é tarefa fácil perceber as próprias falhas, mas é importante que cada um faça o exercício de identificar os reais conhecimentos que possui. Peça um parecer de alguém de fora; de uma ajuda profissional; ou de colaboradores do seu grupo. Esse feedback, de onde vier, poderá ser usado para melhorar algo.

Evidenciar as próprias habilidades é realmente um ponto importante, afinal isso pe marketing pessoal; mas tudo deve ser feito sem excessos. É natural querer uma chance de se sobressair na carreira e conquistar um espaço, contudo, entendendo também que os resultados de uma organização só são atingidos quando há sinergia do time atrás da soma dos esforços de todos os membros.

A recomendação é: dê o melhor de si e destaque-se. Porém, saiba admirar o próximo e reconhecer outros notáveis.

Não seja um daqueles profissionais brilhantes que prejudicam a própria carreira por não saber administrar suas competências. Buscar desenvolver os valores apresentados e coloca-los em prática no seu emprego é uma forma de atingir esse equilíbrio e, assim, evitar que as melhores virtudes se transformem em grandes deslizes”.

*Ana Cruz é graduada em comunicação e design gráfico pela Universidade Paulista e em comunicação integrada pela ESPM. Possui 21 anos de experiência em consultorias de Recursos Humanos e atualmente é Gerente de Comunicação da Thomas Case & Associados, consultoria com mais de 40 anos de atuação na gestão de carreiras e RH.