Aprenda a fazer seu portfólio online em 6 passos

Conteúdo divulgado em parceria com o site Widoox 

O portfólio online é essencial para quem quer ser freelancer
O portfólio online é essencial para quem quer ser freelancer

Um bom portfólio online é fundamental para quem quer ter estabilidade atuando como freelancer. É por meio dele que possíveis clientes e empregadores analisam os trabalhos já realizados por um profissional, e avaliam a contratação de seus serviços.

O portfólio online é um site simples, com os principais trabalhos, um breve currículo e informações de contato.

Como a imagem profissional é muito importante em mercados competitivos, ter um portfólio completo, atualizado e visualmente agradável pode ser a diferença entre ser escolhido ou não para um projeto ou emprego.

Confira o passo a passo para montar um portfólio online:

1 – Escolha da plataforma

A primeira etapa é selecionar uma boa plataforma para construir o seu site. A nossa recomendação é o WordPress, pela praticidade. Esta plataforma é usada internacionalmente e há muita informação na rede sobre como adaptá-la à sua necessidade.

É interessante usar um tema profissional voltado especificamente à montagem de portfólios. No Theme Forest é possível encontrar bons temas por cerca de 35 dólares.

Outra alternativa é o Wix, que tem menos opções de personalização do que o WordPress, mas é mais fácil de usar.

2 – Definição do design

Agora que você já definiu em que plataforma será feito o seu portfólio, é hora de pensar a parte estética.

Um bom começo é buscar algumas referências de portfólios bem feitos. O Pinterest é um dos sites mais usados pelos designers nesta fase de busca de referência.

O design não ajuda apenas a cuidar da aparência de seu portfólio, mas também para hierarquizar as informações. Dê mais destaque aos projetos que considera mais importantes. Além disso, deixe fácil o acesso a dados essenciais, como seus contatos.

Sempre pode ser uma boa ideia pedir ajuda a um amigo ou amiga designer nesta etapa.

Leia os próximos passos para fazer um portfólio online no site da Widoox.