Segundo estudo, trabalhar com amigos aumenta a produtividade

Com informações da Revista Época

Não são raros os casos de parcerias entre amigos que, no mundo profissional, renderam bons frutos. Para validar a teoria, pesquisas acadêmicas, especializadas em gestão e mercado de trabalho, apontam como uma boa amizade pode, sim, impactar o desempenho e produtividade de uma empresa.

É o que comprava pesquisa recente divulgada pela Harvard Business Review (HBR), que estudou o desenvolvimento e relações de amizade na rotina das empresas. E como isso, para o bem ou para o mal,  interfere na produtividade.

Group of friends at office birthday party
Créditos: Getty Images
Group of friends at office birthday party

Experimento

No estudo, os pesquisadores consultaram 168 funcionários de uma empresa de seguros sediada no sudoeste dos Estados Unidos. Nela, os funcionários são estimulados a se conhecerem e relacionarem através de uma série de políticas internas. Como, por exemplo, trocar de posições com seus colegas de forma temporária ou trabalhar com equipes diferentes frequentemente.

Só os amigos salvam, é o que diz a pesquisa 

No experimento, cada funcionário listou até 10 colegas a quem eles recorrem quando a coisa aperta. Pediu, em seguida, que listassem 10 colegas que consideram amigos – ou com quem têm uma proximidade maior. Com os resultados, reuniram as listas formando uma rede profissional dentro da organização. A pesquisa ainda levou em conta critérios como cansaço e exaustão no expediente, além do ambiente de trabalho.

Com os dados, os especialistas examinaram as consequências da dinâmica de relacionamento na empresa e chegaram à conclusão: ter relações múltiplas – a maioria delas cultivada com colegas que acabaram se tornando amigos – aumenta, significativamente, a produtividade dos funcionários.

Compartilhando conselhos 

Entre os resultados apresentados pela pesquisa, credita-se aos conselhos compartilhados entre amigos alguns dos fatores que aumentam a  produtividade. Como por exemplo pedir ajuda sem receio de ser julgado ou considerado um funcionário ruim. E, se você te amigos em outras áreas ou departamentos da empresa, a chance de ter acesso a informações confidenciais, por razões óbvias, aumentam. E por último, e não menos importante, a convivência entre amigos no trabalho melhora o humor – e consequentemente, os resultados.

Outro lado da moeda 

A pesquisa, porém, não descarta os impactos negativos da intimidade no escritório: a exemplo da distração causada por  assuntos pessoais, desperdício de tempo e foco prejudicado. Além disso, revela-se também alta taxa de exaustão emocional, causando maior de estresse, sobretudo em caso de promoções e benefícios apenas para um lado.