4 dicas de brincadeiras sensoriais criativas e econômicas

Por: Mayara Penina

Quando o tema é infância e desenvolvimento infantil, brincar é coisa séria. É por meio da brincadeira que a criança explora e entende o mundo em que está e a si própria. Mas, o que exatamente é uma brincadeira sensorial? Podemos dizer que qualquer atividade lúdica que estimule os sentidos da criança é uma brincadeira sensorial.

As atividades sensoriais são importantes para o desenvolvimento das crianças porque oferecem estímulos que as ajudarão a criar novas sinapses em seu cérebro e a formular hipóteses para a interpretação do mundo. As brincadeiras sensoriais também as ajudam a entender e se apropriar de seu corpo e identidade.

Mas, quando falamos em brincadeiras para estimular os sentidos, é importante ter em mente que é preciso respeitar o tempo de cada criança. Bombardear uma criança com centenas de novas brincadeiras e atividades nem sempre é o melhor caminho. As crianças estão aprendendo o tempo todo, e para elas é fundamental que criem suas próprias brincadeiras e tenham tempo e liberdade para que o brincar aconteça de forma autônoma e livre.

Sentar e sentir a grama, experimentar a textura da terra, da água, do vento, e das folhas, ou sentir e se surpreender com o aroma das frutas e flores são formas de brincar livre e explorar diferentes sentidos por meio do contato com a natureza. Para um adulto, tais atividades podem parecer muito simples, mas, para uma criança que está descobrindo o mundo e suas possibilidades, sem dúvida, os aprendizados e estímulos vindos de tais atividades são muito significativos para seu desenvolvimento.

A seguir, confira cinco dicas de brincadeira sensoriais para fazer com as crianças, gastando pouco e usando a criatividade

Tinta comestível

Tinta comestível.

As tintas comestíveis são formas seguras e divertidas para a criança explorar cores, desenhos e sabores. Para dias quentes, uma boa dica é fazer tinta de gelo. Basta adicionar corante de alimentos à água e colocar as cores na forma de gelo.
Depois que estiver congelado, é só tirar das formas e deixar as crianças se divertirem.

Balões de água

Balão de água.

Essa dica vale para uma brincadeira de verão especial, na piscina, ou um banho divertido.

Encha uma (ou mais) bexiga com água e solte dentro da banheira.
A brincadeira é divertida, pois os balões flutuam e servem como bola.

Criando com galhos e lãs

Arranjo com graveto.

Usando lãs coloridas e gravetos, é possível criar lindos arranjos, basta enrolar a lã nos gravetos.

A atividade é lúdica, estimula a coordenação, é simples de fazer,
e o resultado final fica lindo!

Pescaria de clips

Arroz sensorial.

Encha uma bacia com arroz cru e esconda nela alguns clips de metal.
Usando um pedaço de ímã, você pode improvisar uma varinha, colando
o ímã na ponta de um graveto, por exemplo.
Para brincar, basta aproximar a varinha da bacia e ver o que acontece.

Pintando com os pés

Plástico bolha

Usando papel bolha, faça uma ‘botinha’ para os pequenos. Com ela, eles poderão pisar na tinta e fazer uma pintura com os pés.

Use um pedaço e papel grande,
estenda no chão, e tintas de diferentes cores.