Filmes abordam o poder transformador da educação

Por: Camila Hungria

Na perspectiva da educação integral, é preciso uma abordagem mais ampla para cumprir a tarefa de educar uma criança, um ser multimensional cujo desenvolvimento é impactado por todas as experiências de sua vida. Isso significa trabalhar com a dimensão intelectual, mas também com a física, emocional, social e cultural.

Veja as dicas de filmes

A seguir, confira algumas dicas de filmes disponíveis na Netflix que trazem reflexões sobre o potencial transformados da pedagogia. A seleção e as resenhas são da jornalista Ana Luisa Basilio, do portal Carta Educação.

1. Preciosa – Uma história de Esperança (2009)

A jovem Claireece “Preciosa” Jones tem uma vida marcada por abusos. Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, humilhada pela mãe, sem saber ler nem escrever, a jovem vê possibilidades de mudança ao ser transferida para uma escola alternativa e conhecer a professora Rain, que a ajuda no resgate de sua identidade e autoestima.

2. Escritores da Liberdade (2007)

Baseado em uma história real, o filme conta a história da novata professora Erin Grunwell, que chega a uma escola marcada por separatismos e preconceitos raciais. Obstinada a mudar a realidade da escola e de seus estudantes, a docente parte das histórias dos jovens para promover transformação.

3. A Voz do Coração (2003)

O professor Clément Mathieu assume a missão de ensinar música a crianças de um pensionato. Contrariando os métodos rígidos utilizados para conter as crianças indisciplinadas, o professor estrutura um coral e modifica as relações existentes.

Veja mais filmes aqui.

Veja também:

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …