Últimas notícias:

Loading...

5 motivos para as crianças fazerem amizades na infância

Por: Mayara Penina
crédito: shutterstock
Crianças que aprendem a brincar junto tendem a fazer amigos mais facilmente no decorrer da vida.

Brincar com outras crianças e fazer amigos são desafios da infância, mas também momentos preciosos e muito importantes para o desenvolvimento da criança.

Será a partir da brincadeira e dessa relação com os amigos, ou da convivência com irmãos em um ambiente íntimo e seguro, que as crianças desenvolverão competências sociais muito importantes para a qualidade das relações que vão construir ao longo de sua vida.

Famílias com apenas um filho podem e devem apoiar esse desenvolvimento estimulando os pequenos a brincar e nutrir relações de amizade. A seguir, confira cinco motivos, listados pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância, para as crianças brincarem junto.

1. Crianças pequenas que aprendem a brincar umas com as outras tendem a fazer amigos mais facilmente no decorrer da vida. Destaca-se nesse ponto a capacidade de cooperar com outras pessoas e construir relações pautadas no respeito à diferença e aceitação do outro e de opiniões e posturas divergentes.

2. A brincadeira em conjunto na infância ajuda a criança a aprender a se comunicar, a se expressar corretamente, dizer o que pensa e o que sente, fazer perguntas e convidar outras crianças para uma brincadeira. Não há dúvidas de que a boa comunicação é fundamental na vida adulta, tanto em relações pessoais, quanto profissionais.

3. Na infância, também por meio da brincadeira, as crianças desenvolvem sua habilidade de reconhecer e controlar emoções, estabelecer um olhar empático em relação às emoções dos outros  e lidar com frustrações. Essa habilidade será lapidada ao longo de toda sua vida.

4. Brincar com outras também ajuda as crianças a desenvolverem sua capacidade de resolver conflitos, aprendendo a  controlar impulsos agressivos, e construindo soluções e alternativas aos problemas.

5.  As amizades dão às crianças oportunidades valiosas de aprendizagem. Quando interagem e brincam com outras, aprendem a importância da vida social e isso vai ajudá-las a viver em harmonia com os outros, ao longo de toda a sua vida.

Compartilhe: