Últimas notícias:

Loading...

7 dicas para uma criança aprender com a cidade onde mora

Por: Camila Hungria

A infância é um período de descobertas infinitas, quando as crianças vão desvendar os espaços ao seu redor, e também aprender com eles. Nesse sentido, nem sempre nos lembramos, mas as cidades onde moramos também têm um potencial educativo, basta ser ativado.

O Mobilize preparou uma proposta multimodal para inspirar famílias a curtir a cidade com seus pequenos. Acredite, um passeio até a padaria pode ser muito divertido e educativo e, quando uma criança explora outros meios de transporte, ela também está usando sua coordenação motora e ganhando autonomia.

Confira as dicas:

Caminhar pela cidade: se for com os amigos, ainda melhor. Quando andamos pelas ruas da cidade, criamos intimidade e senso de pertencimento com os lugares, descobrimos espaços curiosos e também nos permitimos encantar.

Pegar o metrô: as crianças costumam ficar fascinadas com o metrô, pelo fato de ser subterrâneo, e de se movimentar tão rápido. Além disso, o chão dentro das estações também costuma ser diferente, o que desperta muito a curiosidade dos pequenos.

Andar de ônibus: um passeio de ônibus também pode ser um passeio turístico para conhecer pontos novos da cidade e apreciar a vista. Escolha um roteiro bem criativo e leve o pequeno para testar esse outro tipo de meio de transporte.

Passear de bicicleta: a bicicleta é um meio de transporte, mas também uma forma de lazer e de fazer exercício. Ensinar uma criança a usar uma bike como meio de transporte também contribui para fomentar a cultura de uso de bicicleta nas cidades.

Andar de patinete: o patinete também é, muito mais do que um meio de transporte, um esporte e uma forma de lazer para a criançada.

E tem também o skate: o skate é muito associado à manobras radicais, mas pode ser um divertido meio de transporte.

Brincar em liberdade: no mundo ideal, as cidades seriam espaços seguros e 100% acolhedores à infância. E as crianças poderiam ocupar o espaço público e brincar em segurança onde quer que estivessem. Mas sabemos que, infelizmente, a realidade não funciona bem assim. Então, uma opção para deixar as crianças brincando em liberdade são as ruas de lazer.

Com informações de Mobilize.

Compartilhe:

Tags: #Educação