Alunos reaproveitam água de ar condicionado da escola para regar jardins e horta

Por: Camila Hungria Comunicar erro

O que acontece quando um grupo de alunos se junta para pensar sobre um problema da sua escola? Nasce uma solução eficiente, de baixo custo, que ajuda a escola a economizar água e a revitalizar sua horta e jardins.

Pois é. Estamos falando dos alunos da Escola Murilo Braga, de Porto Velho (RO) que, após observarem o volume de água desperdiçada pelo sistema de ar condicionado da escola -5 litros por hora-, desenvolveram um sistema de coleta para recolher essa água e redirecionar para regar horta e jardins.

A solução, além de criativa, também foi muito barata: os alunos usaram materiais como garrafas pet, arame, mangueira, boia de descarga, tinta e garrafa de amaciante para criar esse sistema de canos para coleta e redirecionamento da água. 

Os resultados mostraram que o sistema é uma forma viável de reaproveitamento da água e que ele diminuiu o uso de água tratada, e reduziu os gastos da escola. Priscyla Rocha, 15 anos, aluna e membro do grupo descreve a sensação de montar o sistema. “É uma coisa tão simples, que a gente pode tornar tão especial”, diz.

“O que eu achei mais legal do projeto foi que acabou com o problema da escola levando vida para o jardim”, conta Marcos Vinicius Santos, 11 anos, animado. Todos ficaram muito felizes com o projeto e já pensam em formas de aperfeiçoamento e ampliação do sistema.

Esse projeto foi um dos vencedores do Desafio Criativos da Escola de 2015. Confira o vídeo de apresentação:

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …