Desigualdade social prejudica aquisição da linguagem na infância

Pesquisas recentes realizadas por psicólogos da Universidade de Stamford apontam para uma das consequências da desigualdade social: a lacuna entre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem entre crianças em situação de vulnerabilidade social e crianças de famílias ricas começa na infância.

De acordo com o estudo, publicado no Developmental Science, crianças de dois anos de idade nascidas em famílias de baixa renda já podem ter seis meses de atraso no desenvolvimento da linguagem. No caso de crianças de cinco anos, a lacuna no desenvolvimento pode ser de até dois anos.

De acordo com o estudo, crianças de dois anos de idade nascidas em famílias de baixa renda já podem ter seis meses de atraso no desenvolvimento da linguagem. No caso de crianças de cinco anos, a lacuna no desenvolvimento pode ser de até dois anos.

Na opinião da psicóloga da universidade e pesquisadora responsável pelo estudo, Anne Fernald, os resultados do estudo indicam que há uma relação entre as taxas de processamento das palavras mais lentas e o crescimento lento do vocabulário nos primeiros anos.

“O que estamos vendo aqui é o início de uma cascata de desenvolvimento, uma crescente disparidade entre as crianças que tem enormes implicações para o seu sucesso educacional posterior e oportunidades de carreira.”, disse ela.

Com informações de Stamford.