Blogosfera materna: 10 páginas que toda mãe vai gostar de conhecer

Um dos grandes benefícios que a internet pode oferecer é a possibilidade de apresentar diversas versões para um mesma questão, ou seja, é um espaço democrático e gratuito em que qualquer um pode transmitir informações. E os blogs maternos cumprem muito bem essa função, pois muitos deles colaboram para derrubar mitos e encorajar mulheres e famílias. Afinal, quem melhor que as próprias mães para compartilhar informações, dilemas e emoções sobre a vida com filhos?

Quando uma blogueira publica seu desabafo, seu relato de parto, de amamentação, de desmame, desfralde, ou comenta uma notícia atual sob o viés da maternidade, ela ajuda a empoderar e dialoga com centenas de mães que também estão em busca de informações e apoio. É desta maneira que muitas delas vão encontrando o caminho para moldar sua própria maternagem.

Veja a lista de blogs que o Catraquinha preparou com a ajuda de um grupo de mães do Facebook.

Quartinho da Danny
www.blog.quartinhodadany.com.br

Um blog sobre maternidade e infância. A Danny escreve desde 2008 sobre tudo que envolve a maternidade, desde receitas, fraldas e educação. Ela é Mãe de Caio de 12 anos e do Artur de dois. Além disso, é professora de inglês e ativista do parto humanizado.

Para Beatriz
www.parabeatriz.com

Um blog sobre maternidade com uma visão feminista, escrito pela blogueira Isabela Kanupp especialmente para  a sua filha Beatriz. O blog teve início em 2009, como um diário virtual, com o intuito de registrar o crescimento da filha. Com o tempo, muitas coisas mudaram e Isabela decidiu escrever mais sobre feminismo e sobre um tema que ela não encontrava tão facilmente: maternidade feminista.

Mãe Onça
www.maeonca.com.br

O Mãe Onça fala da vida real de mãe, mas também incentiva a amamentação, o tempo da mãe com o filho, o parto normal.  A autora Mariana é mãe de dois filhos. A página nasceu depois de um ano de tentativas de engravidar e um aborto espontâneo. Mariana quis parto normal mas acabou tendo uma cesárea. Desde então, publica histórias de mães incríveis e guerreiras como esta aqui.

No drama mom
www.nodramamom.com

A página conta a rotina de uma família que se mudou de São Paulo para Barbacena. A autora Lua Fonseca divide sua experiências cotidianas por saber que isso pode ajudar a lidar com os dilemas do dia-a-dia.

Maternidade Colorida
www.maternidadecolorida.com.br

Paola Preusse, a mãe da Clara fala sobre tudo que engloba a maternidade, “mas a maternidade real, colorida, porque  maternidade não é feita só de rosa”! Paola também é nutricionista e por isso há muito conteúdo sobre alimentação e nutrição infantil. Lá você vai encontrar receitas, dicas nutricionais, de alimentação, de produtos e culturais.

Potencial Gestante
www. potencialgestante.com.br

Luíza Diener escreve diariamente sobre como poder ser divertido a vida com os filhos em casa. Ela é mãe do Benjamin e está grávida do terceiro bebê. Confira este texto endereçado para uma mãe que acabou de nascer.

Cientista que virou mãe
www.cientistaqueviroumae.com.br

Ligia Sena é mestre e doutora em Ciências. Em 2009, ela descobriu que estava grávida e naquela época ela não sabia nada sobre gestação, parto, amamentação e infância. Por isso, foi buscar informação que pudesse gerar reflexão, principalmente sobre a realidade em que vivem as mulheres que se tornam mães. Nenhuma resposta que encontrou a deixou a satisfeita, por isso, criou o “Cientista que virou mãe”.

Estuda Melania, estuda!
www.estudamelania.blogspot.com.br

Melania Amorim é mãe do Andrés e do Joaquim. Ela tenta equilibrar a maternidade, a profissão, a militância e os estudos. É médica-obstetra formada pela Universidade Federal da Paraíba com doutorado em Tocoginecologia pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Saúde Reprodutiva pela Organização Mundial de Saúde.

Com todo esse conhecimento, ela criou o blog para falar de evidências científicas sobre tudo que envolve este universo.

Mães de peso
www.maedepeso.com.br

Com o desejo de ajudar outras mulheres a terem um parto respeitoso, Valentine Kasin  criou o blog para compartilhar suas experiências e mostrar para outras mulheres acima do peso que elas também podem ter uma gravidez saudável e um parto transformador. Valentine pariu dois filhos, mesmo com IMC (Índice de massa corporal) 32.

As Delícias do Dudu
www.asdeliciasdodudu.com.br

Thais Ventura é consulta em alimentação e culinarista infantil. É mãe do Dudu, pequeno que prova todas as receitas que ela posta no blog.

Acompanha mais algum blog que ficou fora da lista? Escreve pra gente!

Compartilhe:

Tags: #maternidade
1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …