Brinquedos: como dar autonomia à criança sem criar o caos?

Casa com criança é casa com brinquedo espalhado pelo chão. Em post no site Ninguém Cresce Sozinho, Patrícia Grinfeld propõe uma reflexão sobre a forma como adultos lidam com a organização dos brinquedos das crianças.

Casa com criança tem brinquedo espalhado por todo canto ;)

No texto, ela argumenta que, quanto mais acesso as crianças tiverem aos seus pertences e brinquedos, mais autonomia terão e mais livres estarão para explorar, brincar, criar e, consequentemente, serem elas mesmas.

“Se o ritual da arrumação for imposto e não construído com e pela criança, ela não compreenderá o sentido de manter a ordem de suas coisas. Como resultado, surgem brigas infindáveis durante ou nos momentos em que uma tarefa ou brincadeira cessa; ou ainda, e o que é pior, corre-se o risco da criança perder o foco da atividade em detrimento da arrumação”, escreveu ela.

“Isso não significa que os ambientes onde uma criança habita devam ser um campo coberto por sapatos desamarrados, roupas, escovas de dentes, bolas, blocos, jogos, carrinhos, bonecos”, tranquiliza ela.

Patrícia aponta para o fato de que não dá para exigir dos pequenos a mesma arrumação proposta pelos adultos, e sugere que os espaços ocupados pela criança sejam pensados para potencializar sua autonomia e possibilidades de escolha.

“O mais interessante é que seus objetos estejam sempre ao seu alcance, e que os brinquedos possam ficar espalhados em um canto da casa durante o período em que ela está livre para brincar”, afirma. “.

Conta pra gente, como funciona essa questão no dia a dia da sua casa?

Com informações de Ninguém Cresce Sozinho.

Leia também: 

Compartilhe:

1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …