“Câmara Mirim’ convida crianças a criarem projetos de lei

Estudantes brasileiros, do 5º ao 9º ano podem enviar projetos.

Alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm até 1º de julho para inscrever projetos de lei de própria autoria no Câmara Mirim 2016. O Projeto é uma iniciativa do Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, e é realizado todos os anos. A ideia é que as crianças enviem projetos de lei sobre assuntos que julguem importantes para a comunidade, a cidade ou o Brasil. Os projetos passarão por uma seleção e os autores dos três melhores projetos irão à Brasília (DF) nos dias 20 e 21 de outubro para defender as propostas em comissão e no Plenário da Câmara dos Deputados.

Além disso, cerca de 350 crianças e adolescentes, trazidos por suas escolas e câmaras mirins municipais, também têm a oportunidade de atuar como deputados por dois dias, discutindo e votando os projetos na Câmara. No dia 20 de outubro, os três projetos selecionados serão discutidos em três comissões pelos estudantes. No dia seguinte, crianças e adolescentes tomarão conta do Plenário Ulysses Guimarães, ocupando a Mesa Diretora, a tribuna, tendo voz, vez e voto, para discutir e votar as propostas.

Como participar?

Para participar, é possível se inscrever pelo portal do Plenarinho ou pelos Correios, enviando uma carta para Plenarinho – Câmara Mirim, Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados, Ed. Anexo I, 16º andar, sala 1609/ Praça dos Três Poderes, Brasília/DF – CEP: 70160-900.

Os projetos selecionados serão divulgados no dia 5 de agosto.