Cartilha explica termos médicos do câncer infantil de forma leve

O guia é distribuído gratuitamente para crianças e adolescentes em tratamento

Por: Redação | Comunicar erro
crédito: Beaba
Explicação de forma simples, correta e, o mais importante, otimista

O que é um cateter? Já fez mielo hoje? Perdeu o acesso? Todos estas expressões fazem parte da rotina de pacientes oncológicos e nem sempre eles sabem o que todas as palavras querem dizer.

O Instituto Beaba é uma iniciativa que reúne colaboradores de diversas áreas com um objetivo em comum: falar abertamente e informar as pessoas sobre o câncer, seus mitos e seu tratamento.

Para empoderar crianças diagnosticadas com câncer e seus familiares , o Beaba criou uma cartilha para ajudar a entender este novo universo. São mais de 160 palavras explicadas de uma maneira clara, objetiva e o mais importante: otimista.

cartilha com desenhos
Crédito: divulgação/Instituto BeabaCartilha do Instituto Beabá traz ilustrações sobre a doença e o tratamento

O guia é distribuído gratuitamente para crianças e adolescentes em tratamento. O projeto aceita doação para ampliar a publicação de novos exemplares. Veja aqui como doar.

Simone Mozzill é uma das fundadoras do Instituto e conta como ele nasceu: “Sempre fiz voluntariado em hospitais e casas de apoio a crianças com câncer e aproveitando a proximidade ao A.C. Camargo Cancer Center, fui retirar um cisto de ovário. “Depois de dez horas de cirurgia acordei na UTI e descobri que não era cisto, era câncer em estágio avançado. Fui dar uma busca pela internet para saber mais e além do terrível prognóstico, acabei vendo a falta de qualidade e cuidado nas informações passadas ao paciente”, relembra.

Publicitária e pós-graduada em tecnologia de informação, Simone fechou sua agência para fundar a Beaba, uma entidade sem fins lucrativos para desmistificação do câncer.

1 / 2
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …
2
05:29
Como o estresse interfere na saúde do bebê
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …