Chuva: confira oito ideias para se divertir sem sair de casa

Por: Mayara Penina

É final de semana, está chovendo muito lá fora e então a cena clássica se forma: crianças sentadas no sofá de mal humor. Nesses dias, os pais precisam ser muito criativos para o dia não se tornar chato.

Para te inspirar a tornar os dias sempre brincantes, o Catraquinha e Passatempo sugerem algumas brincadeiras para trazer alegria e diversão aos dias de sol, mas também aos de chuva.

Arroz sensorial.
Arroz sensorial.

Confira!

Brincando de alinhavo

O alinhavo estimula a coordenação, a pinça fina, a psicomotricidade e a percepção visual. Para brincar você vai precisar de uma bandeja de isopor, um clipe ou um palito grosso e um pedaço de fio, de preferência um barbante. A ideia é transformar o clipes ou o palito em uma agulha, e usar o barbante como linha para “costurar” no isopor. Além da brincadeira com a “linha e agulha adaptadas”, a criança também pode fazer mais intervenções no isopor, cortando-o em diferentes formatos, ou colorindo-o. Também é possível colorir a bandeja, cortá-la em diferentes formatos ou substituí-la por papelão. As crianças podem passar horas nessa brincadeira.

Arroz sensorial

O arroz possui uma textura muito calmante e pode ser uma boa brincadeira antes do soninho da tarde. Basta despejar um saco de arroz em uma vasilha, bandeja ou caixa de plástico. Esconda no meio do arroz diferentes objetos, ou brinquedos da criança, para que ela procure com suas mãozinhas. Para não fazer muita sujeira com o arroz e poder aproveitá-lo em futuras brincadeiras, forre com uma toalha o chão para facilitar a limpeza e usar o arroz para as próximas brincadeiras.

Pista de corrida ou amarelinha de fita adesiva

Para as crianças fãs de corrida, é super possível fazer uma pista na sala de casa. Você só vai precisar de fita adesiva e criatividade. Invente curvas, caminhos e crie obstáculos. As fitas podem ser removidas do chão facilmente com o fim da brincadeira. A amarelinha de fita adesiva também segue o mesmo princípio. Se a fita for colorida, melhor ainda!

Pega varetas

“Pega-varetas” é um jogo que atrai todas as idades. A brincadeira requer habilidade e paciência e toda a família pode brincar junto. Para ter seu próprio kit é muito fácil: separe alguns palitos de churrasco e pinte de cores diferentes. Depois que estiverem secos é hora de jogar.  Jogo os palitos sobre a mesa e tente tirar sem que nenhum se mexa. Para tornar o jogo mais interessante, atribua valores às cores. Por exemplo, as amarelas podem valore cinco pontos e as vermelhas 10.

Teatro de sombras

Teatro de sombras é um ótimo estímulo para a imaginação.
Teatro de sombras é um ótimo estímulo para a imaginação.

Teatro de sombras é um ótimo estímulo para a imaginação dos pequenos. Para fazer um espetáculo em casa num dia chuvoso separe uma caixa de papelão, régua, lápis, tesoura, papel vegetal e fita crepe. Corte o fundo da caixa e encape com o papel vegetal. Para criar os personagens, você pode usar papel cartão escuro, palito de churrasco, lápis, tesoura e massinha. Para brincar, a criança deve ficar atrás do fundo de papel da caixa e, com uma lanterna em uma das mãos e os personagens na outra. A ideia é usar a lanterna para iluminar os personagens , projetando sombra na tela de papel. Quem estiver assistindo, na frente da caixa de papelão, verá um teatro de sombras. Agora é só usar a imaginação para criar as histórias.

Prato de papel machê

Anote os materiais necessários para moldar seu próprio prato: papel colorido, cola, papel filme, bacia de água fervente e tigela para modelar o papel machê. Rasgue o papel colorido em pedaços pequenos e mergulhe em água fervente. Deixe o papel descansar na água, que não precisa estar fervente, por 10 horas. Escorra o excesso de água do papel colorido e esprema o papel. Cubra o interior de uma tigela com o papel filme. Misture o papel com cola e forre toda a tigela moldando o papel. Deixa secar por pelo menos um dia. Depois de seco retire o papel filme e deixe secar mais um pouco. Você pode envernizar o jornal para dar mais brilho ao papel.

Jogando tênis de bexiga

Jogar tênis em casa é uma ótima saída para os dias de chuva. É uma brincadeira em que não se gasta nada e é ideal para todas as idades. Você vai precisar de pratos de papel, palitos de picolé, fita adesiva, canetas coloridas para decorar e é claro, as bexigas. Decore o seu prato de papel com canetas ou lápis de cor. Cole um palito de picolé na parte de trás do prato com fita adesiva. Pronto! Hora para jogar! Segure as raquetes de papel e use-as para rebater os balões no ar.

Não deixe de ler

Compartilhe:

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …