Confira ideias de como planejar um dia sem televisão

Por: Redação Comunicar erro

Do nosso parceiro TempoJunto

Esta semana, a Patrícia Marinho do Tempojunto vai sugerir como organizar um dia sem TV. “Na minha casa meu dia a dia acontece sem TV, mas a gente tenta limitar o tempo que ela ocupa na vida das crianças, A gente segue a linha da Dra Ana Escobar, que não elimina as telas da vida dos filhos, mas entende que tudo em excesso é ruim”.

Sendo assim, ao limitar o tempo de exposição às telas, os pais precisam buscar alternativas para ocupar o tempo e distrair as crianças. Quanto menores elas forem, maior a necessidade da presença de um adulto para isto. Se forem mais velhas, o papel do adulto é aproveitar o tempo sem TV para estabelecer conexão. Ou no mínimo funcionar como facilitador, com ideias e materiais, para que as crianças tenham estímulos para ocupar o seu tempo livre.

Para você, que está disposto a promover um dia sem TV em casa, aí vão algumas dicas de como aproveitar este tempo junto com qualidade.

Envolva as crianças em um projeto

Se elas forem mais velhas, podem fazer como a Carol, filha da Patricia Marinho e criar um Teatro de Sombras.

Brinquedo de sucata

Você também pode sugerir que façam um brinquedo com sucata, como o robô aí da foto. Basta reunir alguns materiais e deixar como um convite para a imaginação.

Ou transformem uma caixa de papelão num cenário para brincadeiras.

Projeto artístico

Vocês também podem se envolver num projeto de artes, como o decalque com bandeja de isopor, daquela que vem com os frios que você compra na padaria.

Artesanato

Confira o post Artesanato fácil para fazer com os pequenos e veja que é possível fazer atividades manuais incríveis com as crianças.

Jogos em família

Ainda dentro de casa, você pode aproveitar o dia para fazer jogos da família. Clique aqui e encontre várias dicas.

Cofre Anti-tédio 

Outra alternativa é usar a oportunidade de ficar sem TV para fazer o Cofre Anti-tédio da sua casa. No fim vocês vão ter uma lista enorme de atividades para fazer.

Ar livre

Se você puder passar o dia fora de casa, o repertório aumenta. Que tal ir para um parque e relembrar algumas antigas brincadeiras de rua? Confira neste post seis brincadeiras de antigamente. Pular elástico, por exemplo, faz o maior sucesso com meninas e meninas.

Compartilhe:

1 / 1
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …