Curativos urbanos: crianças curam machucados das cidades da América Latina

Pequenos gestos fazem com que adultos e crianças comecem a reparar mais nas feridas da cidade.  A Rede OCARA (rede latino-americana de experiências e projetos sobre cidade, arte, arquitetura, espaço público e mobilidade urbana nos quais participam crianças) desenvolve o subprojeto OCARA Lab que replica experiências criativas de ação coletiva aplicáveis em todas as realidades urbanas.

A primeira proposta são os Curativos Urbanos, criados pelo coletivo Bela Rua. Uma ação que usa cor e bom para despertar a atenção sobre os machucados das calçadas.

As oficinas OCARA Lab propõem interação com a cidade, incentivam as crianças a criar, investigar e ter um olhar crítico e propositivo sobre seu meio urbano. A experiência em países de diversas realidades urbanas propiciou o olhar sobre as oportunidades e desafios urbanos para as crianças.

Nos últimos meses jogaram com os Curativos Urbanos Venezuela (Caracas), Argentina (La Plata), México (Cholula) e Portugal (Porto). Qualquer um pode fazer os curativos com as crianças nos bairros. Basta baixar o material aqui.

Caracas, Venezuela

Ccrianças da turma de 3ª série da Escola Comunitária Luisa Goiticoa (ECLG).

La Plata, Argentina

Crianças do abrigo Centro de Día Rayuela.

Cholula (Puebla), México 

Foi aberta a terceira maior Rua de Lazer do México

Porto, Portugal

A oficina Curativos Urbanos fez parte do evento” Cidade Mai”s, um ponto de encontro entre a áreas do meioabiente e sustentabilidade.

Com informações do blog Passos e Espaços – crianças na cidade