Desafios que ajudam no desenvolvimento das crianças maiores de seis anos

Por: Mayara Penina

O site Tempojunto surgiu a partir da vontade da publicitária Patrícia Marinho de melhorar a qualidade do tempo que ela passa juntos com as filhas. Ela constatou que brincar junto, além de ser divertido, aproxima, reúne e cria um repertório comum de assuntos que enriquece a vida da família. O principal objetivo do site é compartilhar sugestões de atividades que adultos e crianças possam fazer juntos.

Assim como o Catraquinha, a página acredita na importância do brincar para as crianças em qualquer idade. Por isso, toda sexta-feira, tem dica da Patrícia na seção Manual de Brincadeiras.

Essa semana, você confere 4 brincadeiras que trabalham com o raciocínio, a cooperação, a liderança e a capacidade de respeitar e entender as limitações de cada um. Além do mais, elas são muito flexíveis e podem ser feitas ao ar livre, em casa, entre irmãos, amigos e dá para misturar várias idades juntas.

Divirta-se!
Mas antes, confira aqui algumas regras importantes

1 – Equilíbrio no pneu

O material necessário é um pneu com câmara cheia (mais fácil) ou sem câmara (mais difícil). Podemos usar aqueles que já existem em brinquedos de parques ou pedir emprestado do borracheiro.

O objetivo é que todos permaneçam juntos, com alguma parte do corpo encostada, por 10 segundos sobre o pneu, sem pisar no chão. É proibido usar cintos, roupas, galhos ou qualquer outro acessório, além do próprio corpo.

Conforme a idade, é possível colocar o pneu mais afastado do chão (até 45 cm).

2 – Equilibrista

O original é feito com dois cabos de aço presos a 3 árvores formando um triângulo, a uma altura de 50 cm do chão. Mas não precisa tanto. Nosso material é só fita crepe e canetinha hidrocor.

Faça no chão com a fita crepe um triângulo de até 12 metros de comprimento e 3m (a partir de 9 anos) de base. Ou metade da base (1,50m), conforme o número e a idade das crianças (até 7 ou 8 anos). O comprimento é o menos importante para o desafio e depende do espaço disponível. Então, mantendo a base, você pode fazer o triângulo com 2,50 metros, 4 metros e assim por diante.

O objetivo do desafio é sair, em duplas, da ponta marcada com a canetinha e chegar até a base, sem tirar o pé da fita crepe e mantendo contato um com o outro durante todo o trajeto. Como a fita não está fora do chão, você precisa sempre lembrar que as partes do corpo que não estão na fita estão “suspensas no ar”.

Do Avesso

Material: um plástico bem grande ou um tapete de 2m por 1m aproximadamente.

A proposta aqui é que todos fiquem em cima do tapete e depois, sem colocar nenhuma parte do corpo fora dele, é preciso virar o tapete (ou plástico) do avesso.

A confiança

Para esta atividade você não precisa de material nenhum.

A primeira etapa é ensinar a todos a posição de quem apoia.

Então, nesta posição e com as palmas das mãos para cima, a criança já está preparada para apoiar a outra.

O objetivo é que todos fiquem de costas para aquele escolhido como apoiador, com as pernas fechadas. Cruze os braços na frente do peito, feche os olhos e tombem para trás, um a um, sem  tirar os pés do lugar. O grupo não pode deixar que o apoiador derrube a pessoa no chão. Todos precisam ser apoiador ao menos uma vez.

É proibido a mais de uma pessoa ser o apoiador ao mesmo tempo, ou o grupo ajudar fisicamente o apoiador durante o desafio.

Conseguiram completar os desafios?