Dicas e inspirações para organizar os livros das crianças

Ler é fundamental para o desenvolvimento infantil. E o gosto pela leitura é algo que a criança aprende desde pequenininha, assim como brincar. Então, se você quer contribuir para que seu filho se torne um pequeno leitor, separamos algumas dicas para te ajudar a organizar um cantinho da leitura para ele -e fazê-lo participar desse processo junto com você- e uma galeria de imagens para te inspirar na hora de pensar como será esse cantinho.

As dicas são do blog da A Taba, um grupo de estudiosos de literatura infantil e juvenil, professores, pais, bibliotecários e contadores de histórias.

1. Coloque todos os livros no mesmo lugar. Se há livros pela sala, quarto, escritório, junte todos que quer organizar, para saber quanto espaço precisará. Definir um local específico para guardá-los também ajuda os pequenos a saber onde encontrá-los.

2.  Separe livros para doar. Não jogue no lixo! As histórias que as crianças já cansaram de ler e ouvir podem ser novas para alguém! Procure uma biblioteca, sebo, ONG ou escola para receber as doações. Também existem feiras de troca promovidas por centros culturais – é só dar uma procurada na internet para ver se há alguma perto de você. Apenas tenha cuidado para que essa seja uma decisão compartilhada com os pequenos.

3. Defina – junto com as crianças – onde os livros serão guardados. É importante que seja fácil pegar e guardar. Como dissemos nas dicas para formar filhos leitores, mantenha os livros ao alcance. A intenção é facilitar, então prefira prateleiras ou armários mais baixos ou caixas leves. Escolha um local iluminado e agradável. Assim, além de encontrar o que desejam, as crianças poderão fazer a leitura de seus livros preferidos em um espaço, tornando essa experiência ainda melhor.

4. Faça uma limpeza. Tire o pó dos livros e do espaço em que irá guarda-los. Você também pode colocar algo que evite umidade, garantindo uma conservação melhor. Não hesite em pedir a ajuda dos pequenos para essa tarefa. Eles poderão verificar quais livros precisam de reparos e também aprenderão a cuidar melhor do acervo.

5.  Defina como serão organizados. Tamanho, título, autor, editora, gênero, cor da capa, preferências…escolha um critério que faça sentido para quem vai usar as obras,  ajudando-os a lembrar dos livros que têm e a encontrá-los facilmente.

6. Explique aos leitores a forma de organização. Todos que terão acesso aos livros podem ajudar a mantê-los em ordem se entenderem como foram organizados. Essa também é uma de forma de criar familiaridade com livros.

Confira imagens para te inspirar nessa arrumação toda:

Leia mais: