Últimas notícias:

Loading...

Educação infantil: conheça experiências inovadoras no Brasil e no mundo

Por: Mayara Penina

Você que é pai ou mãe sabe como são importantes as experiências vivenciadas pela criança pequena na creche e na pré-escola. É por isso que esses espaços educativos precisam garantir oportunidades de qualidade para que os pequenos possam desenvolver suas habilidades, nos primeiros anos de vida.

O acesso à creche é um dos grandes desafios a ser vencido no Brasil. A taxa de cobertura em creches em 2012, segundo o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, era de apenas 22,6% no Brasil. Isso significa que menos de ¼ das crianças de 0 a 3 anos tinham acesso à creche. O país tem agora o desafio de aumentar o número de vagas, chegando a 50% de cobertura até 2024, para cumprir a meta prevista no PNE – Plano Nacional de Educação.

Para inspirar pais e educadores, o Catraquinha listou algumas instituições criativas e inovadoras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Confira

Brasil

CEI – Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga – São Paulo/SP

foto: Nowmaste
Creche tem yoga e massagem.

A CEI localizada na zona norte de São Paulo oferece aulas de yoga e meditação às crianças. A prática faz parte de uma série de atividades que buscam desenvolver aspectos físicos e emocionais.

Na instituição, os pequenos são educados segundo uma filosofia propagada pela Ananda Marga no mundo inteiro que é o neo-humanismo. Criada e difundida pelo filósofo indiano P. R. Sarkar, a pedagogia busca envolver paralelamente o físico e o espiritual das crianças sem envolvimento com religião.

Os bebês do berçário também têm acesso a técnicas indianas de relaxamento. Eles são submetidos à aromaterapia com essência de lavanda acompanhada da shantala para estimular a sensação de acolhimento nos pequenos por meio do contato com a pele. As educadoras ainda ensinam a técnica às mães para que continuem a praticá-la no ambiente familiar. Outro detalhe de destaque na instituição é que o cardápio oferecido às crianças em todas as refeições é 100% vegetariano.

 Creche Assis / Carianos, SC

foto: divulgação
Creche inovadora e sustentável.

A Creche Municipal Hassis será a única do país com selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). O LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países.

Painéis solares para geração de energia elétrica e aquecimento da água, bosque com espécies nativas e árvores frutíferas, aproveitamento da água das chuvas, acessibilidade e teto verde compõem a creche. Tudo isso para proporcionar uma educação voltada para a preservação do ambiente.

Nas salas de aula, os móveis foram projetados de acordo com as necessidades das professoras e das crianças. Há cabanas para brincadeiras, mesas circulares, quadradas e retangulares, cadeiras baixas, estantes para livros, brinquedos e circuitos com escada e escorregado.

Saiba mais aqui.

CEI- Centro de Educação Infantil Miosótis, em Joinville / SC

crédito: Revista Escola
Exploração de diferentes materiais e espaços dentro e fora da classe.

Uma das propostas da CEI  é de deixar os bebês livres para interagir e fazer as próprias escolhas. Para tanto, o berçário transformou-se em um spa, com ofurôs, velas e óleos aromáticos para perfumar o ambiente e música relaxante. Cada bebê foi colocado dentro de um balde com água aquecida pétalas de rosas. Para favorecer a interação entre os bebês, os baldes foram colocados perto uns dos outros

No espaço externo, foram organizados cantos com brinquedos, bolas e instrumentos musicais.

Saiba mais.

CEI -Centro de Educação Infantil Onadyr Marcondes, em São Paulo / SP

crédito: divulgação
Diversidade é exaltada no projeto político pedagógico da escola.

A escola decidiu conhecer de perto a realidade de seus alunos e passou a realizar uma caminhada anual pelo bairro. Todos os funcionários da escola – professores, merendeiras, vigilantes e da limpeza – caminharam pelas ruas, vielas e becos percorridos pelas crianças e suas famílias e conheceram suas casas e seu território. Para os educadores, este exercício é um momento de colher matéria-prima para o seu trabalho. .

A partir das necessidades das crianças e da comunidade, a instituição tomou como prioritário no projeto político pedagógico tratar as temáticas das igualdades de gênero e racial. Neste processo, a escola se assumiu como um espaço de construção de conhecimento e como um ator na busca pela justiça social.

Saiba mais sobre a instituição aqui.

No mundo

Jardim de Infância Forfatterhuset em Copenhagen, na Dinamarca

crédito: divulgação
Uma vila para crianças.

Pensando em criar um ambiente mais agradável e acolhedor para crianças, os arquitetos da COBE planejaram uma creche impressionante em Copenhagen, na Dinamarca. Cinco pequenas casas com revestimento de tijolos, telhados verdes e coberturas ajardinadas criam a estrutura para o novo jardim de infância.

Pensado em ser um local ideal para as crianças crescerem, o playground foi projetado como se fosse uma aldeia infantil.

Intergenerational Learning Center 

crédito: reprodução
Creche dentro de um lar para idosos.

Já imaginou uma creche que funciona no mesmo endereço que um lar para idosos ? Essa ideia foi colocada em prática pela pré-escola Intergenerational Learning Center e pela casa de repouso Providence Mount St. Vincent, ambos de Seattle, nos Estados Unidos.

Diariamente, crianças de até cinco anos interagem com os 400 idosos moradores do lar numa variedade de atividades, como música, dança e arte. O objetivo é ajudar as crianças a aprenderem sobre o processo de envelhecimento normal, aceitar as pessoas com deficiência e ajudá-los a reduzir o medo de adultos mais velhos. Além disso, a iniciativa é uma alternativa para esquivar os idosos da solidão, comum para quem costuma envelhecer isoladamente.

Com informações da Nova Escola, do Porvir e do Centro de Referências em Educação Integral.

Conhece outras creches inovadoras? Nos ajude a aumentar a lista!

Compartilhe: