Em Goiás, grupo de pais cria escola que estimula autonomia das crianças e educação livre

Por: Camila Hungria Comunicar erro
foto: divulgação
Crianças brincando livremente

Há diversas iniciativas educacionais se propondo a repensar o modelo de ensino das escolas tradicionais. A Escola Janela, que fica em Chapada dos Veadeiros, em Cavalcante, Goiás, é uma delas. Uma iniciativa de pais e moradores da região, a escola propõe um modelo de aprendizagem que “prima pelo livre pensar, pela sustentabilidade, pela criatividade e autonomia de cada criança”.

“Plantamos nossa semente no Cerrado no ano de 2014, a partir da iniciativa de pais e moradores que estavam desgostosos com as opções de educação do município”, diz Júlia Viegas, uma das colaboradoras da escola.

foto: divulgação
Pais e comunidade participam ativamente das demandas da escola
foto: divulgação
As crianças participam das decisões

A gestão da escola é feita com a participação de toda comunidade: as avaliações são feitas pela observação atenta e contínua dos professores, as decisões são tomadas pelas crianças em assembleia, e os pais trabalham na merenda, faxina e transporte dos guris.

Uma campanha para abrir as portas da escola para cada vez mais crianças

foto: divulgação
Apoie essa iniciativa

Hoje, a escola atende 40 crianças com uma mensalidade simbólica, sendo que 20 estudam por cota social, pois suas famílias vivem em situação de fragilidade. Ela conta atualmente com 10 padrinhos que custeiam a educação dessas crianças.

Para levantar fundos e subsidiar o estudo de mais crianças, a escola criou uma campanha de financiamento coletivo para conseguir recursos e pagar 1 ano de estudos desses alunos.

“Acreditamos na força das mobilizações coletivas, nossa escola é a prova viva disso!”.

Assista ao vídeo da campanha:

Via Razões para acreditar.

Compartilhe:

1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …