Escolas da Floresta: conheça iniciativas pelo mundo

As escolas da Floresta, ou ‘Forest Schools’, como o termo é falado em inglês, são instituições onde as atividades educativas com as crianças acontecem, justamente, no meio da floresta. Não há salas de aula, nem qualquer outro tipo de espaço delimitado, apenas as crianças e a floresta.

Por mais incomum que isso possa parecer, já faz algum tempo que esse tipo de escola se multiplica por países da Europa e América do Norte como Inglaterra, Canadá, Suécia e Estados Unidos. “Eles aprendem a lidar com situações extremas, superar os próprios limites”, disse Marga Keller, diretora da escola suíça Wakita, que tem 80 alunos no regime de waldkindergarten, em entrevista ao site Planeta Sustentável.

Para você entender melhor como funciona esse tipo de educação, saiba mais sobre o funcionamento de três instituições desse tipo.

Hammonds Plains Children’s Centre, no Canadá

A escola recebe crianças de 3 meses a 12 anos, e tem o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem ao ar livre.

Water, Mud and Children Equal Happiness(Get up Millie not Silly)

Publicado por ForestKids Early Learning – Forest School em Quarta, 16 de março de 2016

Saiba mais aqui.

Grow House Forest School, na Suíça

Esta escola infantil na Suiça não tem salas, cadeiras e mesas. As crianças que estudam ali e seus professores se sentam na grama da floresta local, brincam e aprendem sempre ao ar livre (inclusive nos dias de inverno).

Ali, as crianças são instigadas a transformar a natureza em um espaço para brincar. Além disso, no currículo da escola estão lições de sobrevivência na floresta, e os pequenos aprendem a fazer uma fogueira e a cortar madeira.

A iniciativa vem fazendo tanto sucesso, que virou um documentário chamado ‘School’s Out: Lessons From a Forest Kindergarden’ (na tradução livre: ‘Escola ao ar livre: lições de um jardim de infância na floresta’).

Saiba mais aqui.

Tír na Nóg Forest School, Inglaterra

Outro exemplo de Escola da Floresta, dessa vez, na Inglaterra, em Sussex. Nessa escola, as crianças são ensinadas que os espaços verdes deveriam ser uma regra, não uma exceção. Elas aprendem por meio das mudanças no ambiente natural e com as mudanças de estações.

“Nós dizemos que o meio ambiente é nosso professor”, explica uma professor ano vídeo abaixo (em inglês).

Saiba mais aqui.

Compartilhe:

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …