Filme conta como as crianças de uma escola se mobilizaram contra o fim do recreio

Por: Mayara Penina

Imagine só se, um dia, uma Lei Federal decretasse o fim do recreio? Difícil de pensar, mas o curta-metragem “O Fim do Recreio”, premiado na 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, narra uma história como essa.

O filme é protagonizado por alunos e professores da Escola Municipal Lauro Esmanhoto, em Curitiba e foi produzido pela organização Parabolé – Educação e Cultura. O roteiro fala de um grupo de crianças que se mobiliza para derrubar um projeto de lei que pretende acabar com o recreio. Um dos alunos encontra uma câmera de vídeo no almoxarifado da escola e sai registrando as brincadeiras que acontecem no pátio escolar, além de captar alguns depoimentos de colegas sobre a possibilidade do fim desse momento que todos adoram. “O recreio é minha vida”, diz um dos alunos.

Leia mais:
15 filmes nacionais para crianças verem em cada momento do desenvolvimento
10 filmes para repensar a educação

Os diretores, Nélio Spréa e Vinícius Mazzon, fazem um resgate das brincadeiras infantis que, muitas vezes, passam de geração a geração, mantendo viva a nossa cultura

A câmera acaba nas mãos da diretora da escola, que fica impressionada com a qualidade do material captado pelos estudantes, o que a faz divulgá-lo na internet. O filme se espalha rapidamente e alcança repercussão internacional. Com tudo isso, a manifestação das crianças ganha força. Assista ao filme para saber o desfecho dessa história.

Compartilhe: