Últimas notícias:

Loading...

Livro conta para crianças o que aconteceu na tragédia de Mariana

Por: Mayara Penina

A obra infanto-juvenil,”Mariana”, apresenta uma história ambientada na cidade de Mariana, Minas Gerais, contando a tragédia ocorrida em novembro de 2015, pelos olhos de uma menina de doze anos, também chamada Mariana.

A história foi escrita pela autora e professora de língua portuguesa Ana Rapha Nunes e conta a aventura de uma menina que vive em uma pequena cidade de Minas Gerais. Passa os seus dias rodeada pela natureza, subindo em árvores, pegando fruta no pé, observando o pôr-do-sol, aproveitando as alegrias da infância. Vai crescendo e sonhando com o mar. No entanto, nem tudo são flores no caminho da menina, que terá de largar sua terra natal e ir com os pais para a cidade de Mariana. Mas um mar de lama atravessará o seu destino. A coragem e a determinação serão fundamentais para Mariana que se vê obrigada a crescer de uma hora para outra.

A obra que faz os jovens leitores refletirem sobre acontecimentos recentes da nossa história.
A obra que faz os jovens leitores refletirem sobre
acontecimentos recentes da nossa história.

“É uma história sobre mudanças, perdas e superação, mas, sobretudo, uma história sobre sonhos e esperança”, explica Ana Rapha. O livro demorou seis meses para ficar pronto, entre escrita, ilustração, revisão e publicação, e foi lançado no fim de junho.

Tragédia

A barragem de Fundão se rompeu em 5 de novembro de 2015, destruindo o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, e afetando Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce. O desastre é considerado o maior o maior do Brasil e deixou 19 mortos.