Livro “Pipo e Fifi” ajuda pais e educadores na prevenção da violência sexual na infância

Entre os temas mais difíceis de se tratar na infância está a violência sexual. A Organização Mundial da Saúde estima que uma em cada cinco crianças sofre com abusos até os 12 anos. No total, 87% dos casos acontecem dentro da família ou com pessoas que convivem com a criança. Muitas pessoas acreditam que violência sexual se refere a violência sexual propriamente dita, mas a definição é muito mais ampla. Conheça as situações que caracterizam violência sexual.
Após um trabalho de seis anos, a pedagoga Caroline Arcari, especialista em educação sexual, construiu com a ajuda de parceiros e do Instituto CORES,o livro gratuito Pipo e Fifi, com ilustrações de Isabela Santos. (Baixe o livro aqui) A obra busca ajudar pais, professores, amigos e contadores a abordarem o problema da violência sexual contra crianças com uma narrativa ilustrada.
Caroline falou com o site Garatujas Fantásticas para explicar a dimensão dos casos de abuso e dá dicas de como trabalhar o livro nas escolas e em casa. Confira a entrevista completa aqui.
Em alta Catraquinha
-
1
Confira 6 ideias de instrumentos caseiros para as crianças
-
2
Desenvolvimento dos 0 aos 12 meses: dicas para brincar com seu bebê
-
3
Hora da leitura: Confira mais de 180 HQs da Turma da Mônica em aplicativo exclusivo
-
4
Como combater preconceitos e estereótipos de gênero no esporte?
-
5
Informe-se: oito documentos sobre proteção dos direitos da infância