‘Momento em que o mundo para’, diz Tatá Werneck sobre amamentação
A humorista revelou que teve dificuldades para amamentar no começo; confira dicas que podem ajudar nesse período
A humorista Tatá Werneck postou em seu Instagram nesta quinta-feira, 7, a foto de um dos seus momentos preferidos depois que a filha, Clara Maria, nascida em 23 de outubro, veio ao mundo: a amamentação.
Na imagem, Tatá olha para baixo, está com os ombros despidos, mas não mostra a pequena, fruto do relacionamento com o agora marido e ator Rafael Vitti. “Minha nova posição preferida dessa vida”, escreveu ela na legenda.
Uma seguidora perguntou a ela como está sendo essa fase e ela respondeu: “Ótima, graças a Deus! No começo quase empedrou, mas aí conseguimos (eu e a equipe maravilhosa da [hospital] São José) reverter.”
Outra seguidora deu um conselho. “Independente do que aconteça, não desista, busque ajuda. É mais que importante amamentar, tanto para ela quanto para você”. E Tatá respondeu: “Eu sei! E eu estou amando! É o meu momento em que o mundo para.”
Também nesta quinta, Rafa Vitti, o pai mais babão do momento, usou a mesma rede social para mostrar a primeira tatuagem que fez com o pé de Clara Maria. “Papai ama, papai cuida… Para sempre e sempre”, postou como legenda. Veja:
Quem está nesse momento de amamentar como a Tatá, olha essas dicas dadas pelo Ministério da Saúde:
1. O bebê deve pegar bem o peito, abocanhando a aréola (parte escura em volta do bico). Não dê chupetas para seu bebê, pois pode atrapalhar a pega e a sucção do leite;
2. Lave seu peito só com água; não passe sabonete nem pomada nas mamas. Fique sempre com o sutiã seco;
3. Em caso de rachaduras nos mamilos, observe se a pega está correta e tente mudar a posição de o bebê mamar;
4. É bom tomar sol nas mamas, de manhã ou à tarde. Aproveite para dar um banho de sol em seu bebê também. Ele deve ficar sem a roupinha, para que o sol bata diretamente em sua pele;
5. Em caso de mamas muito cheias ou endurecidas, é necessário retirar o excesso de leite, o que promoverá alívio para você e facilitará a pega pelo bebê. Peça orientação ao profissional de saúde.
Já para a mulheres que estão com dificuldades, saiba como lidar com a pressão de não conseguir amamentar
Algumas mães ainda se sentem culpadas e pressionadas por não conseguirem amamentar, mas é preciso reconhecer a possibilidade e os avanços que existem à disposição. Confira aqui algumas dicas.