Últimas notícias:

Loading...

Plataforma lança série de animação educativa para crianças

Baseada no premiado programa norte-americano "WordWorld", "Planeta Palavra" visa auxiliar no processo de pré-alfabetização

Por: Redação

Estreou no último domingo, 12, a série “Planeta Palavra” no discovery+, novo serviço de streaming da Discovery. O objetivo da de animação é facilitar o processo de alfabetização de crianças com diversão e entretenimento.

A obra é uma adaptação brasileira do clássico “WordWorld”, vencedor de três Emmy Awards, em que objetos e personagens ganham forma a partir da combinação de letras que compõem seus nomes.

Primeira animação infantil da Conspiração, “Planeta Palavra” é uma coprodução com Synapse, Diversão & Arte. A versão brasileira inclui animais típicos da fauna local, como a onça pintada, o jacaré, o tatu, o bode e a galinha caipira, e até sotaques para refletir a diversidade do país.

A série educativa "Planeta Palavra" é baseada no premiado programa norte-americano "WordWorld"
Crédito: DivulgaçãoA série educativa “Planeta Palavra” é baseada no premiado programa norte-americano “WordWorld”

“A gente queria fazer o produto mais brasileiro possível. A trilha sonora tem um forte regionalismo, fazendo referência à festa de São João, marchinhas de Carnaval e até ao Timbalada, por exemplo”, conta o diretor Claudio Peralta.

Como surgiu a série

A série nasceu da necessidade por mais conteúdos infantis educativos. Em 52 episódios de aproximadamente 10 minutos cada, os personagens enfrentam situações que ajudam no desenvolvimento da capacidade cognitiva e de leitura, visual e gráfica, das crianças.

“O caráter lúdico de ‘Planeta Palavra’ é assegurado pela presença do fantástico, da surpresa e do bom humor. Essa interação divertida e fluida com a língua escrita somada a uma alta carga semântica é decisiva para auxiliar a alfabetização. Na Conspiração, estamos muito felizes e orgulhosos de estrear nossa primeira animação infantil com um formato tão consagrado e premiado internacionalmente”, diz Juliana Capelini, diretora executiva de entretenimento do núcleo Kids & Family da Conspiração.

A animação da Lightstar Studios tem direção geral de Claudio Peralta e direção de Jean de Moura.

Crédito: DivulgaçãoAnimação é adaptação da Série “Word World”, vencedora do Emmy de melhor programa infantil

“A ideia original de trazer o projeto para o Brasil surgiu quando assisti ao conteúdo americano e tive contato com o estudo que comprova os benefícios da técnica de animação “build-a-word” para a alfabetização de crianças”, diz o produtor Julio Worcman.

Valores imprescindíveis como amizade, cuidado e respeito mútuo, persistência, cooperação, coragem, amor à natureza, curiosidade e interesse são abordados de modo divertido e espontâneo, o que ajuda na captação e entendimento.

Outro fator interessante e inovador da animação é que nela os papéis sociais retratados não contêm estereotipia de gênero, raça, etnia, classe social e condição econômica, o que se encaixa totalmente com as temáticas recorrentes na sociedade atual.

Compartilhe:

?>