Valorização dos professores para transformar a educação

Por: Camila Hungria Comunicar erro

Acesso à educação pública e de qualidade é um direito de toda criança. E a garantia desse direito passa pela oferta de vagas, por espaços educacionais adequados à aprendizagem e pela valorização dos professores. Sem professores, não há educação, e sem bons professores, não há educação de qualidade.

Para conscientizar toda a sociedade sobre a importância da valorização destes profissionais, o Instituto Natura [criou a campanha #PapodeProfessor. Assista ao vídeo e conheça a história da professora Mary, que dá aula há 36 anos.

Dentro da escola, desde a educação infantil, o papel do professor vai muito além de transferir conhecimentos: será ele que, ao lado das famílias, garantirá o desenvolvimento pleno das crianças, em todas a suas dimensões – intelectual, física, afetiva, social e simbólica- criando e oferecendo condições que potencializam a aprendizagem.

Sem professores, não á escola
Sem professores, não há escola

Como afirma Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia, “educar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Sendo assim, em sala de aula, o professor também contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e transformadores.

Reconhecer a importância desta profissão na sociedade contemporânea é fundamental para transformar a educação e um dos principais focos do Instituto Natura.

Reconhecimento e valorização

O Instituto Natura reconhece a importância do papel do professor como fio condutor entre o conhecimento e o aprendiz e acredita no poder desse profissional na construção da escola como um espaço de transformação social. Este texto é uma homenagem a todos os professores que acreditam no poder transformador da educação.

Compartilhe:

Tags: #Escolas
1 / 1
1
02:01
As mentiras sobre as vacinas matam
Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador da Anvisa,  fala sobre as mentiras sobre as vacinas e o quanto o calendário …