Campanha traz história real de incêndio em escola de samba

Filme mostra como rivais na passarela transbordam solidariedade para ajudar o outro

O Brasil é palco da primeira campanha global do WhatsApp, com uma história real de rivalidade e solidariedade: um incêndio em uma escola de samba.

Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.

Criada pela agência AlmapBBDO, a peça publicitária “Fica só entre vocês” relata o caso de uma comunidade que se une para combater o fogo em um barracão.

Por meio do aplicativo, integrantes de uma escola rival se organizam para arrecadar doações e ajudar na reconstrução.

Incêndio em escola de samba é tema de campanha global do WhatsApp
Créditos: Reprodução/YouTube
Incêndio em escola de samba é tema de campanha global do WhatsApp

Segundo a agência, o filme é baseado em “muitas histórias, reais e similares, ocorridas ao longo dos anos”. Entre elas, a do incêndio na Independente Tricolor, de São Paulo. No dia 14 de outubro do ano passado, o barracão da escola de samba, que está no grupo de acesso, foi atingido pelo fogo.

Rivais se organizam para ajudar na reconstrução da escola
Créditos: Reprodução/YouTube
Rivais se organizam para ajudar na reconstrução da escola

Quatro carros alegóricos, além de fantasias, foram perdidos nas labaredas. As perdas foram fruto de sete meses de trabalho.

As agremiações da capital paulista se uniram para ajudar a reerguer a Independente Tricolor. Ofereceram espaço e doações para a sobrevivência da escola.

Filmagens do incêndio na escola de samba

A produção do filme envolveu 200 pessoas em um galpão. E contou com a participação da comunidade.

Segundo Taciana Lopes, executiva do Facebook Brasil – que detém o WhatsApp –, o Brasil é um dos principais mercados da companhia. A campanha foi uma forma de homenagear a solidariedade dos brasileiros.

Rede social é usada para aproximar rivais
Créditos: Reprodução/YouTube
Rede social é usada para aproximar rivais

O filme foi lançado no Facebook e no Instagram. Também deve ir para canais de TV aberta e a cabo, além de salas de cinema.

Serão lançadas criações locais em diferentes países. Além da AlmapBBDO, estão envolvidas as agências BBDO México, BBDO Berlin, BBDO India e BBDO San Francisco.

Em tempo: foi desenvolvido também um filme de quase 8 minutos para a campanha. Assista abaixo.

Em parceria com qsocial