Governança

Como saber se as marcas que consome têm os mesmos propósitos que os seus

Saiba o que é preciso analisar para definir os propósitos da empresa

Beatriz Guedes

Afinal, você sabe o que são os propósitos de uma empresa? O propósito, nada mais é do que a razão pela qual o negócio foi criado. Assim, para saber se uma marca está alinhada com seus valores, é preciso observar como ela se relaciona com a sociedade e a diferença que promove na vida das pessoas. 

Pesquisa divulgada pela PwC e pelo Instituto Locomotiva, em novembro de 2023, apontou que 86% dos consumidores das classes C, D e E estão dispostos a priorizar marcas com propósito. Além disso, o estudo também revelou que 53% já deixaram de comprar de marcas por falta de responsabilidade social.

Dessa forma, as empresas precisam ter seus propósitos e valores claros. Portanto, a marca deve se conectar com sua essência, os motivos pelos quais surgiu e a experiência que querem promover com seus produtos ou serviços.

86% dos consumidores priorizam marcas com propósito
Créditos: iStock/ AnnaStills
86% dos consumidores priorizam marcas com propósito

“A gente está vivendo um processo em que o valor de um negócio começa a ser medido não só pelos seus resultados financeiros, mas também por uma fórmula muito mais complexa que mede resultados tanto econômicos, quanto sociais e ambientais”, pontua Marcos Dimenstein, CEO da Catraca Livre.

Dimenstein relembra um marco histórico para o mundo dos negócios: A carta anual de Larry Fink, CEO da Black Rock. No documento o executivo afirma que “ou as empresas colocam sustentabilidade no centro das estratégias de negócios ou não haverá prosperidade no mundo”.

Como encontrar o propósito da marca?

Saiba o que é preciso analisar para definir os propósitos da empresa
Créditos: Causando/Catraca Livre
Saiba o que é preciso analisar para definir os propósitos da empresa

Dimenstein explica que encontrar o propósito da marca é uma tarefa que exige uma imersão profunda. “Esse processo precisa ser feito com parceiros externos especialistas porque é necessário primeiro mergulhar para dentro do negócio”, destaca o CEO. 

O executivo analisa que é importante cruzar as demandas sociais e ambientais, com a fortaleza do negócio para encontrar o território de impacto da marca. “O propósito está ligado a uma razão maior para a empresa existir e a missão aterrissa de maneira mais concreta na maneira que o propósito se manifesta por meio das atividades que a empresa faz”, ressalta.

“Ter essa cadeia de significados bem definida vai ser a base conceitual para desenvolver o planejamento estratégico de impacto. A partir disso, se desenvolvem as metas, projetos de impacto e todo o plano de ação em torno do propósito da marca”, finaliza Dimenstein.