Meio Ambiente

Gente e Meio Ambiente no Jalapão

Quando se trata de meio ambiente, conhecer e escutar pessoas é mais que importante, é estratégico

Redação

Flávio Ferlini Salles

O Parque Estadual do Jalapão é uma história da conexão de gente e meio ambiente
Créditos: iStock
O Parque Estadual do Jalapão é uma história da conexão de gente e meio ambiente

Uma viagem ao Parque Estadual do Jalapão é um mergulho na história recente do Brasil, dentre outras razões porque o parque está localizado no estado do Tocantins e você deve saber que este foi criado a partir da Constituição de 1988.É portanto um jovem estado de 35 anos que tem muito a fazer e muito a crescer.

O Jalapão é também um mergulho em histórias geológicas de milhões de anos que ainda estão sendo escritas e contadas através de formações rochosas sedimentares responsáveis por paisagens inesquecíveis como platôs, escarpas, dunas e veredas exuberantes.

E o Jalapão é, sobretudo, uma história da conexão de gente e meio ambiente, uma história relativamente recente e que confirma algo que quem me acompanha já sabe, não há como separar pessoas do meio ambiente e vice-versa.

No Jalapão, a conexão fica muito evidente.

Assim eu vou descobrindo de gente que vive e trabalha no Parque inserido essencialmente no bioma do cerrado que é bem difícil avistar animais silvestres em passeios turísticos e o motivo é excelente, em um ambiente ainda equilibrado e razoavelmente preservado não tem motivo para animais se aproximarem da espécie humana.

Também me contaram que apesar da caça ser proibida em todo o Parque, infelizmente ela ainda acontece esporadicamente. A subsistência não é tarefa fácil na região, o solo arenoso não é propício a muitos cultivos, o turismo é incipiente e a turma tem que comer e sobreviver, o que não é desculpa para a prática ilegal.

Uma pessoa me disse ter percebido que a chegada da energia elétrica ao Jalapão teria mudado a dinâmica das caçadas porque antigamente a carne em excesso estragaria e as geladeiras permitiram a conservação e o acúmulo da carne excedente. Assim, caçadores que inicialmente buscavam alimento passaram a matar famílias inteiras de animais silvestres.

Dentre aquelas que vivem, trabalham ou visitam há pessoas que matam e há pessoas que cuidam.

Gente é a origem de muitos problemas e também a fonte de muitas soluções.

Nem preciso me aprofundar muito nesta discussão pra te convencer disso, certo?

Conhecimento e conscientização são alguns dos caminhos para equilibrar esta relação de gente e meio ambiente.

Conhecer e entender são os primeiros passos para cuidar. E isto não se limita ao  Jalapão. Você conhece o Jalapão?

E quanto você conhece do meio ambiente em que você vive? Quanto você cuida dele, quanto você preserva, quanto você regenera?

Vamos em parceria nessa jornada.

E siga em paz!

Flávio Ferlini Salles– Par & Ponto

Causador de Gente e Meio Ambiente