Maternidade real: 13 perfis de mães para seguir no Instagram

Elas compartilham o dia a dia e são inspiração para outras mães que buscam maternidade mais leve

Beatriz Guedes

Ser mãe tem momentos de calmaria, mas muitos e muitos outros de agitações e no meio dessas ondas mulheres que tendem a se culpar por acharem que não estão fazendo um bom trabalho. Para pegar na mão das mães e mostrar que não estão sozinhas, influenciadoras digitais mostram o dia a dia da maternidade real, ajudando com dicas, experiências próprias e inspirações.

Selecionamos 13 destes perfis para celebrar o Dia das Mães porque a maternidade não é perfeita, mas pode ser leve e mais espontânea. 

Fabi Bubu

Fabi Bubu e a filha Valentina
Créditos: Reprodução/Instagram/Clicksbeachtennis
Fabi Bubu e a filha Valentina

Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, Fabiana Sobrinho, mais conhecida como @FabiBubu, mostra sua rotina com a filha Valentina, de 11 anos.

A influenciadora aplica a educação positiva há cerca de 5 anos e compartilha, por meio de relatos pessoais, o processo de criação da filha. Além disso, Fabi mostra que nem tudo é perfeito, mas que com amor, carinho e diálogo, é possível vencer os conflitos maternos.   

Fabrine Jeremias

Fabrine Jeremias e o filho Benício
Créditos: Reprodução/Instagram
Fabrine Jeremias e o filho Benício

Fabrine Jeremias é mãe do Benício, de 4 anos, e compartilha com os seus mais de 300 mil seguidores nas redes sociais sua rotina como uma “mãe e mulher que acredita que respeitar é o melhor que há”.

Ela aplica a educação respeitosa e mostra como é a jornada em busca de uma maternidade mais leve. Além disso, Fabrine também ajuda outras mães que querem educar com respeito, muitas vezes, por meio de exemplos com seu pequeno.

Andressa Eberhardt 

Andressa Eberhardt e a filha Luna
Créditos: Reprodução/Instagram
Andressa Eberhardt e a filha Luna

Andressa Eberhardt, do perfil @coisasdemãeandressa, é mãe da Luna, de 9 anos, e Educadora Parental (PDA). Dessa forma, ela busca ajudar seus mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais a educarem seus filhos de maneira respeitosa.

A influenciadora digital explica de maneira simples e didática a importância dos pais deixarem, por exemplo, que a criança se expresse do seu jeito, erre e aprenda com seus erros de forma saudável. Andressa sempre usa fatos do cotidiano com a filha para exemplificar situações e ajudar os adultos a saberem como agir.

Leticia Panar

Leticia Panar e a filha Celine
Créditos: Reprodução/Instagram
Leticia Panar e a filha Celine

Leticia Panar é mamãe da Celine, uma bebê de 1 ano que encantou a web com seu jeitinho meigo e sorridente. As duas viralizaram com os vídeos de “arrume-se comigo” da pequena e, hoje, já têm mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais.

A mãe passou a mostrar a rotina com a filha e compartilha a felicidade, os medos e aventuras de ser uma jovem vivendo a maternidade e buscando sempre o melhor para sua pequena.

Natália Matias

Nati Matias e a filha Maria
Créditos: Reprodução/Instagram
Nati Matias e a filha Maria

Natália Matias é mãe da Maria, mais conhecida como Mimi, de 1 ano. Ela, junto com seu marido Pedro, mostra seu dia a dia com a pequena e compartilha dicas com outras mamães de forma leve e até poética.

Nati totaliza mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e compartilha seus erros e acertos, além das alegrias e medos de uma mãe de primeira viagem.

Isabelle Abreu 

Bel Abreu e a filha Amelie
Créditos: Reprodução/Instagram
Bel Abreu e a filha Amelie

Isabelle Abreu, a @xsbel, é mamãe da Amelie, de apenas 6 meses de vida, e modelo. Com seu estilo retrô que encanta seus mais de 7 milhões de seguidores, ela mostra o dia a dia dos primeiros meses da pequena e as mudanças que a maternidade causou em sua vida.

Bel, junto com seu namorado Gabriel, produz diversos conteúdos sobre o crescimento da Amelie, além de vídeos de humor que retratam as suas experiências.

Thaysa Ventura

Thaysa Ventura e os filhos Damião, Duda e Malu
Créditos: Reprodução/Instagram
Thaysa Ventura e os filhos Damião, Duda e Malu

Thaysa Ventura é mãe da Maria Eduarda, de 12 anos, da Maria Luiza, de 6 anos, e do Damião, de 1 ano. Dessa forma, ela compartilha com os seus mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais sua rotina com os três filhos.

A influencer mostra que a vida não acaba depois da maternidade, que as mães podem e devem se divertir, com e sem as crianças, e que, apesar de tudo não ser perfeito, o esforço vale a pena.

Paula Ferrão

Paula Ferrão, sua filha Babi e a cachorrinha da família, Lupa
Créditos: Reprodução/Instagram
Paula Ferrão, sua filha Babi e a cachorrinha da família, Lupa

Paula Ferrão, do perfil @apeferraolima, é mãe da Bárbara, de 10 anos. De forma bem humorada, ela compartilha o dia a dia com a filha e o marido, Teophilo, incentiva que as famílias se divirtam juntas e vivam de maneira mais leve.

Com mais de 3 milhões de seguidores, Paula mostra a rotina como dona de casa, os passeios em família, dicas para outras mães e tudo isso com muito bom humor.

Mariana Maximo

Mari e os filhos Manu e Tom
Créditos: Reprodução/Instagram
Mari e os filhos Manu e Tom

Mariana Maximo, do perfil, @_acasa125, é mãe da Manu, de 10 anos, e do Tom, de apenas 1 mês. Com isso, ela mostra sua rotina como uma recém mãe de dois para os seus mais de 1 milhão de seguidores.

Além disso, Mari produz conteúdos de humor, dá dicas para outras mães e donas de casa, ensina receitas e mostra que é possível levar a maternidade de forma mais leve, mesmo com todas as angústias que aparecem no caminho.

Gabi Oliveira

Gabi Oliveira e os filhos Mário e Clara Lua
Créditos: Reprodução/Instagram
Gabi Oliveira e os filhos Mário e Clara Lua

Mãe do Mário, de 11 anos, e da Clara Lua, de 6, Gabi Oliveira, a @gabidepretas, também é comunicadora social e podcaster. Ela realizou o sonho da maternidade por meio da adoção e compartilhou o processo com seus mais de 800 mil seguidores.

Hoje, Gabi, aborda vários assuntos na rede, mas também mostra sua rotina com as crianças, os desafios, aprendizados, alegrias e tudo o que envolve aprender a ser mãe e a ser filho também e, tudo isso, com muito bom humor. 

Bruna Vioto e Camila Lourenço 

Bruna Vioto, Camila Lourenço e os filhos Marina e Valentim
Créditos: Reprodução/Instagram
Bruna Vioto, Camila Lourenço e os filhos Marina e Valentim

Bruna Vioto e Camila Lourenço, do perfil @2maeseosgemeos, são mães dos gêmeos Marina e Valentim, de 4 anos. Dessa forma, elas compartilham com seus mais de 400 mil seguidores o dia a dia com os pequenos.

As mães buscam trazer mais visibilidade para a comunidade LGBTQIA+ e mostrar que para ser família basta ter respeito e amor. Recentemente, Bruna e Camila lançaram o livro infantil “Família é de todo jeito” que explica de forma leve para as crianças sobre as diversas configurações familiares e sobre o amor entre elas.

Renata Darzi 

Renata Darzi e a filha Malu
Créditos: Reprodução/Instagram
Renata Darzi e a filha Malu

Renata Darzi começou a compartilhar seu dia a dia nas redes sociais após o nascimento da sua filha, Maria Luísa, de 3 anos. Ela teve uma gravidez tranquila, porém quando estava com 27 semanas parou de sentir a bebê mexer e foi para o hospital. Lá a médica disse que eles precisavam interromper a gestação para salvar a menina. Com isso, Malu passou 322 dias na UTI Neonatal e teve alta após várias cirurgias e diagnósticos. 

Renata compartilha com seus mais de 100 mil seguidores a rotina de uma mãe atípica, que tenta aproveitar cada segundo ao lado da filha, principalmente quando a pequena está fora do hospital. Ela também mostra que, apesar dos problemas, devemos levar a vida de forma leve, viver um dia de cada vez e com muito amor. 

Michele Machado

Michele a as filhas Manu e Gabi
Créditos: Reprodução/Instagram
Michele a as filhas Manu e Gabi

Michele Machado, do perfil @misurdamg, é mãe da Manuela, de 13 anos, e da Gabriela, de 9 anos. As três são surdas e ela compartilha a rotina da família que luta por mais acessibilidade.

A mãe mostra para os seus mais de 100 mil seguidores, a importância de mais pessoas aprenderem libras para que os surdos possam ser incluídos na sociedade. Além disso, Michele compartilha as viagens em família, dá dicas e também tira dúvidas sobre a Língua Brasileira de Sinais.