10 frases homofóbicas que você provavelmente já falou

Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela

A gente prefere não generalizar, mas sabe que muitas mulheres já caíram na história de querer um amigo gay para compartilhar as baladas, as histórias, os crushes e o guarda-roupa. Esse estereótipo já está batido e, no mês do Orgulho LGBTQ+, tudo o que a gente é acabar com essas ideias e frases homofóbicas de uma vez por todas.

Sim, ainda temos um longo caminho pela frente até isso acontecer de verdade, mas a gente pode começar tirando do nosso vocabulário frases homofóbicas que são ditas, muitas vezes, “na melhor das intenções”. A nossa meta é lutar contra os estereótipos (aqueles que as mulheres também precisam lidar o tempo inteiro) e aceitar as pessoas como elas são, sem nos importarmos com a sua orientação sexual, identidade de gênero ou escolhas de vida.

Fique de olho: pode ser que você já tenha soltado uma dessas frases homofóbicas alguma vez:

1. “Quero muito um amigo gay”

Frases homofóbicas

O estereótipo mais forte de todos: do “melhor amigo gay”, que conversa com você sobre homens, te dá conselhos amorosos e ainda por cima te ajuda com a maquiagem e o look na hora do encontro. Vamos tirar os homens gays (e as mulheres lésbicas) dessa caixinha? Ou você tem amigos ou não tem. Não vale escolher o tipo de amigo que você quer com base nos possíveis “benefícios” dessa amizade. Não é assim que as coisas funcionam na realidade.

2.”Você é tipo homem, né? Não vou me trocar na sua frente”

Frases homofóbicas

A sua amiga lésbica não é “tipo um homem”, e é ofensivo você pensar uma coisa dessas dela, quanto mais falar em voz alta. Fora que é muito homofóbico, preconceituoso e simplesmente mal educado você assumir que uma mulher lésbica vai “dar em cima” ou “se apaixonar” por você só porque te viu trocando de roupa. Se você não quer se trocar na frente de pessoas, apenas vá para um lugar mais reservado e ponto final. Não faça essa distinção e, principalmente, tire da cabeça a ideia que as suas amigas lésbicas vão se apaixonar por você por causa disso.

3. “Ai, que desperdício ele ser gay”

Frases homofóbicas

Vamos parar com essa ideia de rivalidade? Um homem bonito ser gay não é um desperdício – é a vida dele e ninguém perde nem ganha por causa da orientação sexual de alguém. Olhando dessa forma, parece que as mulheres perderam a chance de conquistar alguém e, por isso, elas têm uma oportunidade a menos de conquistar o homem das suas vidas. As pessoas são livres para amarem quem quiserem sem que isso seja visto como algo ruim, ok?

4. “Nossa, você nem parece gay!”

Frases homofóbicas

Veja mais frases aqui: 10 frases homofóbicas que você provavelmente já falou

  • Leia também:

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3